Os 14 filmes da vida de Tom Waits

11 ABRIL, 2016 -

Tom Waits pertence àquela rara fornada de artistas que encaixam em todo o lado. Desde galerias de arte a estádios cheios, de bares de hotel a coliseus, o cantor sabe como entreter todos os tipos de público. Seja num concerto intimista numa sala de um museu ou num bar cheio a tocar punk rock, Tom Waits consegue como poucos outros ser sempre aceite.

Como acontece com todos estes artistas universalmente tidos como geniais, a arte da qual fazem vida é apenas uma das suas paixões, e como tal Tom Waits não foge à regra e mostra-se um entendedor de cinema invejável.

No website Criterion foi revelada a lista dos filmes favoritos do cantor, e são 14 filmes tidos como obras-primas da arte no geral, produções que transcendem o ecrã onde são mostrados e toda a indústria do cinema, tornando-se lemas e algo como linhas guia.

Desde Federico Fellini, passado por Carl Theodor Dreyer ou Robert Downey Sr. até Monte Hellman, maior parte dos filmes na lista fazem sentido para quem conhece o itinerário de Waits, e facilmente o artista poderia ter escrito algo como uma banda sonora para cada um destes filmes. Fica aqui com a lista dos filmes da vida de Tom Waits:

  1. La Strada, Federico Fellini
  2. Zatoichi: The Blind Swordsman
  3. Putney Swope, Robert Downey, Sr.
  4. Everything, Carl Theodor Dreyer
  5. Amarcord, Federico Fellini
  6. 8 ½, Federico Fellini
  7. The Night of the Hunter, Charles Laughton
  8. Wise Blood, John Huston
  9. Two-Lane Blacktop, Monte Hellman
  10. Eraserhead, David Lynch
  11. Pickup on South Street, Samuel Fuller
  12. Ikiru, Akira Kurosawa
  13. Vernon, Florida, Errol Morris
  14. In a Lonely Place, Nicholas Ray

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS