‘Offside’, de Jafar Panahi, volta repetir-se mas desta vez na vida real

15 FEVEREIRO, 2017 -

11 anos depois do cineasta Jafar Panahi realizar e escrever, ao lado de Shadmehr Rastin, Offside a realidade volta a repetir-se e desta vez fora da ficção (que infelizmente nunca o foi verdadeiramente).

Segundo o site desportivo português Maisfutebol, no passado Domingo (dia 12), 8 jovens iranianas tentaram assistir a uma partida de futebol em Teerão. E, para que isto fosse possível disfarçaram-se de rapazes para verem o jogo entre o Esteghlal e o Persépolis. No entanto, foram descobertas, identificadas e impedidas de entrar no estádio da capital iraniana.

É de relembrar que no Irão o acesso a estádios de futebol é proibido a mulheres desde 1979, altura da Revolução Islâmica. A lei é aplicada para proteger as mulheres dos comportamentos e comentários obscenos dos adeptos masculinos, esta é a justificação oficial para fazer cumprir tal regra.

Já Offside, de Jafar Panahi, que é quase um documentário, dá-nos a conhecer precisamente esta realidade. A narrativa do filme passava-se durante um jogo de futebol entre o Irão e o Bahrain, onde se discute o apuramento para o mundial de futebol, e a obra cinematográfica do realizador iraniano retrata precisamente as tentativas de várias raparigas de entrarem no estádio para terem acesso à partida. No entanto, as jovens são apanhadas e levadas para um local onde esperam a brigada dos costumes.

Sinopse do filme:
Quem é aquele rapaz estranho que se senta, sossegado, no canto de um autocarro cheio de adeptos aos gritos a caminho do jogo de futebol? Na realidade, o rapaz tímido é uma rapariga disfarçada. Não está sozinha: no Irão, as mulheres também adoram futebol. Antes do jogo começar, é detida à entrada e colocada no interior de uma cerca mesmo ao lado do estádio juntamente com um bando de outras mulheres todas vestidas como homens. Serão todas entregues à polícia de costumes depois do jogo. Mas, antes disso, serão torturadas! Terão de suportar todos os cânticos, todos os gritos de um jogo que não podem ver. Pior ainda, terão de ouvir relato da boca de um soldado que nada percebe de futebol. Ainda assim, estas jovens não desistem. Utilizam todos os truques possíveis e imaginários para ver o jogo. Uma comédia inteligente que ilustra a luta pelos direitos das mulheres no Irão.

É de relembrar que Offside é um dos filmes mais importantes da carreira do realizador iraniano Jafar Panahi tendo dado inclusive ao cineasta vários prémios, sendo o mais importante o Urso de Prata, no Festival de Berlim.
Por fim, e em jeito de curiosidade, a RTP2 irá exibir na próxima sexta-feira (dia 17), pelas 23h, Táxi de Jafar Panahi (2015), uma estreia absoluta na televisão portuguesa.

Trailer de Offside:

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS