Ocupação#2 dias 8 e 9 de Julho em Vendas Novas

1 JULHO, 2016 -

Look Fantastic PT 180X150
Womens Bags PT 300 x 250

Nos dias 8 e 9 de Julho a cidade alentejana de Vendas Novas receberá a terceira acção da Ocupação e a primeira realizada fora de Fátima. O objectivo mantém-se o mesmo que marcou a primeira edição, a 8 de Agosto do ano passado – a dinamização artística e cultural de uma cidade onde iniciativas deste género são escassas, e, não raras vezes, pouco integrativas das camadas mais jovens, que acabam por procurá-las nos grandes centros urbanos.

A Ocupação é uma plataforma móvel que dinamiza acções culturais e artísticas em espaços abandonados. Cria lugares de pensamento e expressão nesses espaços esquecidos.

Em Vendas Novas, interessados e curiosos, locais e forasteiros, artistas e activistas, poderão encontrar uma programação diversificada e inclusiva. Sob a crença da promoção de um pensamento crítico, e, mais uma vez, procurando contornar a polarização cultural nas grandes metrópoles do país, a Ocupação terá um conjunto de conversas informais, agrupadas em três eixos nucleares ao debate de questões que os inquietam, conduzidas por nomes como o do activista Camilo Mortágua, o historiador Jorge Ramos do Ó, Alfredo Cunhal, responsável pela Sociedade Agrícola do Freixo do Meio ou Pedro Coquenão (Batida). Para além da Mostra de Cenas Culturais, serão ainda dados a conhecer os resultados das Residências Artísticas em que participam o ilustrador David Campos, o colectivo Zero Kills e a artista Ekateryna Kuzubova.

Na programação existe ainda espaço para música com os Burgueses Famintos, Celeste Mariposa, entre outros. No cinema, haverão sessões com jovens realizadores portugueses que terá a responsabilidade da iniciativa Bobine Rebellis.

Haverá também a Feira O#2 que premitirá a troca/venda de objectos, edições independentes, fanzines, livros infantis, etc.

Durante os dois dias haverão também oficinas como o CRIAS que oferecerá uma oficina de cinema para crianças assim como uma Pintada Geral de um muro em que qualquer um poderá participar.

Como a sensibilidade pelos problemas e costumes locais é de extrema importância, a Ocupação entra em diálogo com MAL (Música ao Lago), festival local de Vendas Novas, no dia 9 de Julho e lançou a proposta à autora do blog Not Guilty Pleasure para, na terra das bifanas, criar uma alternativa sem carne.

O tema desta edição é Lugares quase impossíveis que traduz a necessidade destes jovens se contextualizarem no Mundo pensando todas as impossibilidades como impulsos para a criação de novas utopias.

Mais informação sobre a programação poderá ser encontrada no site , ou através do facebook.

Página do evento

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS