O ‘Semper Femina’ de Laura Marling

21 MARÇO, 2017 -

Nascida e estabelecida em Inglaterra, Laura Marling tem já seis álbuns de estúdio, todos eles verdadeiras afirmações no que toca à expressão da música folk atual. Dois anos após o seu último full lenght, a cantautora regressou este mês com “Semper Femina“.

Este é um álbum que eleva Marling enquanto autora, poeta; é uma carta de reconhecimento e valorização da mulher. Porque músicas folk não têm de ser só introspeções sobre amor ou perda, Marling estima a empatia feminina, através das relações interpessoais que relata nos seus versos.

Referenciando-se sempre ao seu sujeito de reflexão como “ela” e, através das letras de “Wild Fire, “Always This Way ou “Nouel, constata-se precisamente essa interpessoalidade, cujo vigor advém da irrelevância dada à intenção – nunca em todo o LP é desvendado se o sentimento é de romantismo ou amizade, havendo lugar para o fortalecimento da mulher enquanto multitude de estados. Estes temas sofrem contudo pela redutora reinvenção rítmica, caindo numa região espectável do espetro.

Por outro lado, o single “Soothing”, e primeiro tema do álbum, é talvez das suas maiores mais-valias. Além da abstração lírica, e do espaço para imaginação que dá ao ouvinte, é, sonicamente, uma nova face de Marling, sobretudo pela alternação orgânica dos inúmeros instrumentos presentes: a linha de baixo é contagiante, a bateria assertiva e os violinos no refrão conferem como que uma misticidade histórica ao tema; articulado com a abordagem vocal da cantautora, esta torna-se uma canção algo sugestiva até, tomando por tudo isto um lugar de destaque na sua carreira. Da mesma forma o faz “Don’t Pass Me By”, do qual é impossível dissociar os violinos portisheadianos ou uma voz que facilmente se trocaria pela de Cat Power.

Laura Marling deixa-nos assim no seu novo trabalho uma importante fonte de reflexão, ainda que esta se tornasse mais efetiva se houvesse uma maior aposta na instrumentalização, o que a cantora provou ser capaz de fazer nos dois temas previamente descritos.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

Menos de uma semana depois da tomada de posse do 45º presidente dos Estados Unidos da América, o