‘O Paciente Inglês’, filme que ganhou 9 óscares, vai ser exibido na RTP2

1 NOVEMBRO, 2017 -

Nove Oscares da Academia de Hollywood para premiar um dos mais comoventes e grandiosos melodramas dos anos 90

Durante a II Guerra Mundial um avião cai no meio do deserto no Norte de África. Um homem, profundamente queimado, é salvo por uns nómadas e acaba num hospital de campanha na Itália. Hana, uma jovem enfermeira, decide permanecer num velho mosteiro com o seu “paciente inglês”. Moribundo, o homem conta a Hana a sua história. Chama-se Almasy, é arqueólogo e chegou ao Cairo em 1938. Apaixonou-se perdidamente por Katherine, a mulher de um amigo, cartógrafo e agente secreto britânico.
O romance entre Almasy e Katherine acaba por perturbar o marido dela, que morre ao tentar matá-la. Ferida, Katherine fica sozinha no meio do deserto enquanto Almasy tenta encontrar auxílio, chegando ao ponto de colaborar com os nazis para a salvar.
Devido a uma série de peripécias e equívocos Almasy chega demasiado tarde para salvar a vida de Katherine. O seu avião é abatido sobre o deserto e agora implora a Hana que o deixe morrer.

“O Paciente Inglês” foi um dos grandes sucessos de 1996 e um dos mais memoráveis vencedores de sempre dos Oscares da Academia de Hollywood. Nove Oscares, dos 11 para o qual foi nomeado, incluindo os de Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Atriz Secundária, para Juliette Binoche, consagraram a romanesca e melodramática adaptação ao cinema do “best-seller” de Michael Ondaatje.
Uma trágica história de amor entre um aventureiro inglês e uma mulher casada, no meio das areias do Egito com a II Guerra Mundial em pano de fundo, é o tema central da excelente e clássica realização do britânico Anthony Minghella. Um filme belo, comovente, nostálgico e grandioso, sobretudo pela sua fascinante carga romântica, construído com a sumptuosidade das grandes reconstituições de época, onde se destacam, para além de Binoche, as magníficas interpretações de Ralph Fiennes, Kristin Scott Thomas e Willem Dafoe.

O filme será exibido a 10 de Novembro na RTP2.

(informação retirada do site da RTP2)

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS