‘O Arco-Íris do Instante’ de Adonis, um dos mais importantes poetas do nosso tempo, é editado em Portugal

11 OUTUBRO, 2016 -

O poeta já recebeu vários prémios, entre eles: Goethe PrizeSpiros Vergos Prize for Freedom of Expression, Bjørnson Prize ou o International Nâzim Hikmet Poetry Award. E, é actualmente uma das personalidades favoritas ao Prémio Nobel da Literatura.

Adonis vive actualmente em França, desde os anos 1980, e é um dos mais importantes poetas e pensadores da idade contemporânea, é uma voz de referência no debate sobre o islamismo e sobre o mundo árabe. O poeta costuma dizer que a arte é o melhor forma de diálogo entre culturas, acrescentando ainda que é um crítico de todos os monoteísmos, seja ele muçulmano, judaico ou cristão. Adonis considera-os “essencialmente antidemocráticos” e “fundados na violência”, pois acreditam ser os donos da “verdade última”.

O Arco-Íris do Instante‘ é editado pela Dom Quixote, 14,90 Euros, e tem introdução, selecção e tradução de Nuno Júdice.

A poesia de Adonis tem a força expressiva que pude admirar nas leituras que o ouvi fazer dos seus poemas, mas se esse aspecto associado à vertente oral da poesia árabe se perde inevitavelmente em qualquer tradução, o que permanece é o pensamento que nela se transmite e também uma forma por vezes narrativa, decorrente da sua inscrição quer na linha ocidental que vem de Baudelaire a Perse, por um lado, e de Rimbaud ao surrealismo, por outro lado, quer numa corrente esotérica que o leva a interrogar a própria língua e os conceitos profundos do ser humano.“, excerto da introdução de Nuno Júdice.

Adonis foi o principal renovador da poesia árabe e é, ainda hoje, uma das vozes fundamentais dessa cultura, na qual se destaca pela constante insubmissão à dominante religiosa. Na sua poesia, mais do que a polifonia das várias vozes, encontramos o politeísmo das múltiplas verdades. Contra a certeza de um Deus, a verdade plural das musas. Não por acaso, adoptou o nome de um deus pagão para assinar seus poemas. Não se trata somente de um posicionamento poético, mas, sobretudo, político.”, pode ler-se no site da editora Dom Quixote)

500_9789722061346_o_arco_iris_do_instante

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS