Noruega quer proibir venda de carros a gasolina e a gasóleo até 2025

7 JUNHO, 2016 -

A noticia foi avançada pelo jornal norueguês Dagens Næringsliv e o plano que está em cima da mesa está a ser traçado pelos quatro principais partidos políticos. A ideia é proibir a venda de qualquer tipo de automóvel não eléctrico a partir de 2025. O país escandinavo é um dos maiores produtores de energias renováveis, onde o consumo de electricidade depende 99% de energia hidroeléctrica.

O jornal norueguês explica-nos também que apesar de ainda não haver qualquer acordo ou documento assinado as conversações entre os quatro partidos já decorrem a alguns meses e a bom ritmo, e que a intenção é tornar esta proibição parte do plano nacional de energia.
É de lembrar ainda que a Noruega é um dos países mais progressistas quando se trata de veículos eléctricos, portanto a medida não é de todo ilusória faltando apenas 9 anos para 2025. Por exemplo, 24% de todos os automóveis novos vendidos na Noruega já são eléctricos, mais do que qualquer outro país no mundo. Um dos maus exemplos a seguir é o dos Estados Unidos onde apenas 1% dos veículos comercializados são eléctricos.

O pais escandinavo tornou-se também recentemente no primeiro país do mundo a comprometer-se com uma política de desflorestação zero.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

O automóvel do futuro será «automatizado, partilhado e conectado». A transformação di