Noruega aprova o fim do abate de árvores

23 JUNHO, 2016 -

A luta era antiga mas agora houve um consenso parlamentar. A Noruega é primeiro país do mundo a assumir um compromisso deste género.

Esta é uma vitória importante na luta para proteger as florestas tropicais. Nos últimos anos, várias companhias assumiram o compromisso de deixar de procurar bens que obrigassem ou estivessem ligados à destruição da floresta. Até agora, isto nunca tinha sido igualado por um Governo”, disse, em comunicadoNils Hermann Ranum, um dos responsáveis da The Rainforest Foundation NorwayRanum referiu ainda que esta medida deveria ser seguida agora por outras nações em particular a Alemanha e o Reino Unido, no seguimento do que foi acordado na Cimeira do Clima das Nações Unidas, mais propriamente em 2014.

Esta decisão foi tomada depois dos quatro partidos com assento no parlamento norueguês chegaram a acordo pela política de desflorestação zero: deixa de ser permitido o abate árvores na Noruega.

Ficou também decidido que o governo fica responsável por encontrar formas de fornecer alguns bens essenciais, produtos responsáveis por quase metade da desflorestação de florestas tropicais em todo o mundo, como: soja, carne, madeira, ou óleo de palma. Assim como pela proibição de compra de qualquer matéria-prima que prejudique a florestação mundial.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS