Nobel da Literatura discutido na Biblioteca Nacional e no CCB

22 NOVEMBRO, 2016 -

A atribuição do Prémio Nobel da Literatura ao músico Bob Dylan é o pretexto para a obra do autor ser discutida em Lisboa, na quarta-feira, na Biblioteca Nacional, e em Dezembro, no Centro Cultural de Belém.

Os livros de Bob Dylan‘ é o título do debate que acontece ao final da tarde de quarta-feira na Biblioteca Nacional, com a participação de António M. Feijó, Miguel Tamen e Telmo Rodrigues.

Talvez se possa argumentar que Dylan não necessitasse de um Nobel para que soubéssemos da sua importância; mas o facto de o prémio permitir que Dylan seja hoje celebrado em espaços como as bibliotecas é já suficiente para o aceitarmos como um bem necessário, mesmo que vilipendiado“, escreve Telmo Rodrigues, doutorado em Teoria da Literatura, no site da BN.

A 18 de Dezembro, no pequeno auditório do Centro Cultural de Belém, a conversa-concerto tem por título ‘Dylan: Mudam-se os tempos‘. Com moderação do jornalista Nuno Galopim, lá estarão Pedro Mexia, Manuel Falcão e o músico Miguel Araújo, que tocará alguns temas.

Mais do que discutir se o Nobel atribuído este ano a Bob Dylan é justo ou não, entre uma conversa e algumas canções vamos debater que literatura é afinal a deste nome maior da história da música do nosso tempo, que agora pôs meio mundo a falar sobre o mais alto dos prémios literários“, sustenta o CCB em comunicado.

Bob Dylan, 75 anos, foi distinguido em outubro com o Nobel da Literatura, “por ter criado novas formas de expressão poéticas no quadro da grande tradição da música americana“.

Um mês depois do anúncio, o músico e escritor fez saber que não tenciona deslocar-se a Estocolmo a 10 de Dezembro para receber o galardão, porque tem “outros compromissos“, embora se tenha mostrado “muito honrado” com a distinção.

Texto de Lusa

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

A cantora e compositora norte-americana Joan Baez, uma das mai

O docente irlandês Stephen Wilson ensina a obra de Bob Dylan, há cerca de 20

Admirador de Bob Dylan desde os 13 anos, o médico Pedro Serrano

Bob Dylan lançou 'Mozambique' em 1976, uma canção que muitos moçambicanos apenas descobriram co