NaNoWriMo: escrever um livro entre hoje e dia 30 de Novembro

1 NOVEMBRO, 2017 -

Todos os anos, desde 1999, uma comunidade na internet promove o mesmo desafio às centenas de milhares de participantes que partilham um mesmo objectivo: escrever uma história, de 50.000 palavras, entre o dia 1 e o dia 30 de Novembro. O projecto, chamado National Novel Writing Month (NaNoWriMo), começou entre um pequeno grupo de amigos, mas rapidamente ganhou grande expressão nos Estados Unidos e, com o advento da internet, não foi difícil ultrapassar essas fronteiras.

É um concurso – mas, em boa verdade, só concorremos contra nós próprios. Vencedores são todos aqueles que alcancem as 50.000 palavras até dia 30 de Novembro. O diploma de pouco vale a quem não travou esta batalha – mas, para quem decide aventurar-se, é um reconhecimento extra do seu esforço ao longo de trinta dias.

A média diária, de 1.667 palavras, pode ser alcançada em aproximadamente uma hora de escrita – dependendo, obviamente, do fluxo criativo e do nível de exigência que cada um coloque a si próprio. Certo é que o NaNoWriMo promove um grande sentido de comunidade entre os seus escritores, incentivando à partilha de frustrações, à combinação de horários em que as pessoas escrevam ao mesmo tempo, até às famosas word battles em que o objectivo é avançar-se na contagem – mesmo que o dia tenha sido cansativo e a história pareça estagnada. Para quem não consegue acompanhar o ritmo, resta-lhe a última semana para o sprint final.

A premissa do NaNoWrimo é a de que uma história escrita em um mês é melhor do que uma história não escrita; que a disciplina nos leva a paragens criativas que não julgávamos possíveis; que o sentido de comunidade e de aventura partilhada ajuda a levar a bom porto aqueles escritores que nunca conseguiram acabar uma história desta dimensão. Se gostas de escrever, vale a pena espreitares o site do NaNoWriMo – dia 1 de Dezembro podes ter uma história no teu computador ou no teu caderno, que hoje ainda não existia. Não estás sozinho nesta demanda – há muitos milhares de doidos contigo. Espreita a comunidade portuguesa e os eventos de lançamento que prepararam, distribuídos pelo país – e o grupo de facebook com os 500 nanos portugueses.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS