Moor Mother, Wolf Eyes e Norberto Lobo na ZDB

6 FEVEREIRO, 2017 -

O guitarrista Norberto Lobo prepara uma residência artística na primavera na Galeria Zé dos Bois (ZDB), em Lisboa, compondo uma programação que contará também com a estreia da artista norte-americana Moor Mother e o regresso dos Wolf Eyes.

Dez anos depois da estreia a solo com ‘Mudar de Bina’ (2007), Norberto Lobo estará na ZDB entre março e maio para uma residência artística que incluirá três concertos, sempre com formações diferentes, o primeiro dos quais a 04 de março com Ricardo Jacinto e Marco Franco.

De acordo com a programação da ZDB hoje divulgada, a 20 de abril dar-se-á a estreia em Portugal da artista norte-americana Camae Ayewa, conhecida como Moor Mother e descrita como “uma veterana no círculo artístico de Filadélfia”, discípula “de uma geração de pensadores revolucionários como W.E.B. Du Bois ou Sun Ra”.

Em março, além de Norberto Lobo, a ZDB volta a ser a casa do músico Alex Zhang Hungtai, ex-Dirty Beaches, que no dia 11 apresenta o álbum “Âncora”, com David Maranha e Gabriel Ferrandini, inspirado em “Blue Train”, de John Coltrane.

O guitarrista Filipe Felizardo concretiza o segundo concerto da residência artística na ZDB a 15 de março, com Gabriel Ferrandini, Tiago Silva, Yuri Antunes e António Júlio, e na qual “irá procurar com mais detalhe e num terreno que lhe é novo, todas as preocupações e referências que têm vindo a assombrar a sua música – blues, música tradicional japonesa e noise rock”.

Naquele mês, a pequena sala de concertos da ZDB contará também com o coletivo Shelter, no dia 23, formado por Ken Vandermark, Nate Wooley, Jasper Stadhouders e Steve Heather, no dia 24 a nigeriana Klein, e, no dia 29, o trio norte-americano Wolf Eyes, com o álbum ‘Undertow’.

Em abril, além da estreia de Moor Mother, a ZDB receberá a colaboração entre a cantora Cate Le Bon e o músico Tim Presley, de White Fence, e o músico folk norte-americano Ryley Walker.

Texto de Lusa

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

Já entrámos no mês de Julho e faltam pouco menos de vinte dias pa