Milhões de Festa: a música está de volta às margens do rio Cávado #4

8 JULHO, 2017 -

Já entrámos no mês de Julho e faltam pouco menos de vinte dias para o início do festival mais cool deste verão. Os corações já palpitam de ansiedade, muitos preparam as mochilas, outros marcam férias e já sonham com os dias recheados de ritmos universais. A água cristalina da piscina de Barcelos, prepara-se para ser agitada por corpos em busca das sonoridades mais quentes. O Taina aguarda pelos que necessitam de saciar o apetite e preparar o estômago para a noite seguinte. E a música, sempre em pano de fundo, com um cartaz de luxo.

Cheira a verão e as Sacred Paws fazem jus à época com a sua pop alegre, quente e repleta de ambientes solarengos. Vão ser muitos aqueles que se vão abanar ao ritmo deste dueto britânico. Também da Grã-Bretanha chegam os Blown Out, na bagagem carregam as guitarras capazes de fazer levitar milhões de almas. O punk esgrouviado dos Cocaine Piss faz juramentos ao saxofone da Mette Rasmussen, naquela que será, certamente, a combinação mais curiosa do festival. A parceria com o SWR Barroselas Metalfest volta a fazer das suas, e oferece mais punk ao alinhamento com os Systemik Viølence, a eles junta-se a potência do grind crossover dos VAI-TE FODER. No dia 21 também haverá tempo para as atmosferas tropicais e pouco convencionais dos Ifriqiyya Électrique.

A fusão do rap e do afrofuturismo volta a Portugal pelas mãos de Moor Mother, a agressividade da norte-americana em palco propaga-se apressadamente pela audiência. Espera-se, por isso, uma apoteose convulsiva. No mesmo dia, Yves Tumor, promete lançar o Cávado para uma viagem expansiva até à foz das paisagens ruidosas. Também os Cave Story + Duquesa + Ra-Fa-El partilham palco e experiências, uma mescla bonita que percorrerá as canções dos três intérpretes. A parceria com os vizinhos do Festival Sinsal, oferece Mweslee à malta, um dueto hispânico que se desdobra em camadas experimentais.

BFlecha será a galega que vai aquecer a tarde do Taina, no dia 22 de Julho. A sua música destaca-se pela modernidade e até já contou com a contribuição do velho conhecido barcelense: El Guincho.

No último dia do 10º aniversário do Milhões de Festa, entram em cena no Palco Taina, os projectos apresentados por Dedos Biónicos e Mundo Quesadilla. Os Galgo preparam-se para esgalhar as guitarras, deixando tudo a postos para uma corrida ao ritmo do kraut. O punk tipicamente british dos Italia 90 junta-se à festa, para nos mostrar que isto nunca vai morrer. Já o psicadelismo e a pop fundem-se em Iguana Garcia, capaz de largar os primeiros passos de dança, na noite derradeira desta edição. Da Galiza chegam os Diola cheios de rock nas entranhas, também do outro lado da fronteira chega a lentidão distorcida das meninas BALA. Naquele que será o dia mais rock n’roll do festival, ainda haverá tempo para levar uma sova punk hardcore dos Bad Breeding.

O Milhões de Festa está de regresso a Barcelos dos dias 20 a 23 de Julho. Os passes gerais já se encontram à venda por 60€, os bilhetes diários custam 20€.

Foto: ©Milhões de Festa

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS