‘Miles Ahead’, filme biográfico de Miles Davis, estreia em Portugal

16 JUNHO, 2016 -

O filme biográfico do mítico trompetista Miles Davis, um dos grandes nomes do jazz estreia dia 14 de Julho no nosso país. Miles Ahead marca a estreia na realização, em longas-metragens, de Don Cheadle. O actor que deu vida à personagem Paul Rusesa bagina, em Hotel Ruanda, para além de tomar as rédeas do filme, e de assumir um papel importante na construção do argumento, encarnou o próprio Miles Davis.

O filme biográfico é um relato através do olhar do jornalista da Rolling Stone, Dave Brill, interpretado por Ewan McGregor. A actriz Emayatzy Corinealdi, que entrou no filme Middle of Nowhere, assume o papel de Francis Taylor, esposa de Davis. A narrativa de Miles Ahead aborda principalmente o ano de 1979, época de transição na carreira do artista, uma vez que se tinha retirado em 1975 depois do Festival de Jazz de Newport, em Nova Iorque.

O filme esteve em desenvolvimento durante 8 anos e a família de Davis apoiou a sua produção. Para além do nome de Davis, há outro grande nome do universo do jazz nesta película: Herbie Hancock compôs toda a banda sonora do filme. Hancock é actualmente considerado um dos grandes nomes do jazz e já ganhou um Óscar de Melhor Banda Sonora original com Round Midnight, em 1986. Para além destas referências, na década de 60 chegou mesmo a formar um quinteto ao lado de Miles Davis, um grupo lendário na história do Jazz. Hancock é sem dúvida uma escolha acertada para compor toda a banda sonora de Miles Ahead.

Por fim, apesar da Sony Pictures Classics ter os direitos de distribuição do filme, ainda não está definida nenhuma data para um lançamento a uma escala planetária — como bem merece um filme biográfico sobre Miles Davis.

Miles Ahead estreia em Portugal nos Cinemas UCI, no próximo dia 14 de Julho.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

Tolstoi foi um homem de feitos, tanto ao nível familiar (tendo 13 filhos) como no seu esplendor ar

Hollywood tenta há décadas desenvolver uma ficção sobre Janis Joplin e parece

Um dos maiores divulgadores científicos da história da Ciência terá a sua vida contada, de form