Mesa-redonda sobre ‘Mulheres no Cinema Português’, na Gulbenkian

4 SETEMBRO, 2017 -

No âmbito do Simpósio Internacional ‘Women in Iberian Cinema’, que decorrerá em Lisboa, a 11 e 12 de Setembro de 2017, o Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras e o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, numa parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, irão apresentar uma mesa-redonda sobre “Mulheres no Cinema Português”.

Participarão na conversa Cíntia Gil (directora do Festival Internacional doclisboa), Susana de Sousa Dias (cineasta), Joana Ferreira (produtora, C.R.I.M.), Rita Benis (argumentista e investigadora académica, FLUL), e Cristina Matos Silva (comissária para o cinema, Lisboa Film Commision).

A mesa-redonda será moderada pela jornalista Ana de Sousa Dias.

O evento tenciona incentivar a partilha de perspectivas sobre o número e estatuto das mulheres que trabalham no cinema português. Mais do que abordar paradigmas autorais, pretendemos reflectir sobre a representação das mulheres nos diferentes géneros cinematográficos, pensar o feminismo, programação e a história do cinema em Portugal, assim como discutir preconceitos de género e igualdade num campo restrito mas em desenvolvimento.

Após a intervenção das convidadas, a conversa será alargada ao público.
A entrada é livre.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

O Congresso Internacional Fernando Pessoa 2017 reúne, a partir de quinta-feira, na Fundação Calo

A Fundação Calouste Gulbenkian vai celebrar os seus 60 anos de existência co

Até 4 de setembro uma exposição na Gulbenkian mostra o impacto da I Guerra Mundial na cu

O Museu Calouste Gulbenkian, em Lisboa, vai passar a ter um bilhete único de d