Maria Balshaw nomeada directora das galerias de arte Tate

17 JANEIRO, 2017 -

Maria Balshaw, diretora cultural de Manchester, foi nomeada diretora das galerias de arte Tate, no Reino Unido, tornando-se na primeira mulher a ocupar o cargo, anunciou hoje a entidade.

De acordo com o sítio digital do universo Tate – que reúne as galerias Britain, Modern, Liverpool e Saint Ives – Maria Balshaw, de 46 anos, será a primeira mulher a dirigir a entidade, que já teve oito diretores desde a fundação, em 1897.

Maria Balshaw era diretora das galerias Whitworth e Manchester Art Gallery, bem como diretora cultural para a cidade de Manchester.

A nomeação feita pelo Conselho de Curadores da Tate foi aprovada pela primeira-ministra britânica, Theresa May, e a nova diretora irá ocupar o cargo a partir de 01 de junho deste ano.

A renovação do cargo surge na sequência do anúncio do até agora diretor, Nicholas Serota, no cargo desde 1988, de vir a ocupar o cargo de presidente do Arts Council England a partir de 01 de fevereiro.

Maria Balshaw trabalhou para o Arts Council England em Birmingham, passando depois para a direção da Whitworth, em 2006, com um papel muito interventivo no desenvolvimento de programas culturais em Manchester.

Em 2015, a Whitworth recebeu o prémio de melhor museu do ano.

No sítio ‘online’ da Tate, Lord Browne, presidente do Conselho de Curadores, sublinhou que “Maria Balshaw tem a visão, entusiasmo e estatura para liderar a Tate na sua próxima fase de desenvolvimento”.

Por seu turno, a nomeada, também citada no texto, declara que pretende “desenvolver a reputação da Tate como a mais artisticamente audaciosa e culturalmente inclusiva galeria do mundo”.

Texto de Lusa

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS