‘Mar de Sines’: novo documentário de Diogo Vilhena retrata três gerações de pescadores do concelho de Sines

15 ABRIL, 2016 -

No dia 24 de abril, às 21h30, no Castelo, a Câmara Municipal de Sines estreia o filme documentário, dedicado aos pescadores do concelho.

Mar de Sines‘ é um projeto de cinema com a comunidade onde o resultado são mais de 100 entrevistas e 250 horas de gravações, em que podemos observar testemunhos de três gerações de pescadores que são os protagonistas de uma pesca que mostra o valor da arte tradicional e o respeito pelos seus recursos.

O documentário foi realizado por Diogo Vilhena, com produção e assistência de realização de António Campos e banda sonora original de Charlie Mancini, com a participação de músicos da região.

O porto de pesca e os seus intervenientes preenchem o núcleo principal, mas o filme navega para outros territórios: encontra os últimos pescadores-cabaneiros de São Torpes; percorre a costa rochosa com os mariscadores; escuta as memórias dos pescadores do alto.

Mar de Sines‘ contou com o apoio de 27 entidades locais e nacionais, que disponibilizaram documentos e fotografias, prestaram consultoria científica, facilitaram a realização de entrevistas e autorizaram as 60 horas de filmagens realizadas a bordo. Mais de 2000 pessoas estiveram envolvidas nos processos de rodagem e pós-produção.

Na Noite da Liberdade das comemorações do 25 de Abril em Sines, será estreado o filme, onde também irá fazer parte o concerto da Celina da Piedade. Voltará a ser apresentado ao público no dia 25 de Abril, pelas 16h00, no auditório do Centro de Artes de Sines, com entrada gratuita.

Trailer do filme:

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS