Leilão de 28 obras de Miró gera 62 mil euros para ajudar refugiados

20 MAIO, 2016 -

O leilão das 28 obras do pintor catalão Joan Miró foi realizado ontem, em Londres, a favor dos refugiados e permitiu angariar 62 mil euros. Esta soma alcançada na leiloeira Christie’s, superior às estimativas, 50 mil euros, será entregue à Cruz Vermelha.

O antigo proprietário das obras, o neto do artista, explicou à agência de notícias francesa AFP, antes do leilão, que tinha decidido doar esta colecção por ser o que Miró desejaria que fizesse.

Considero-me o executante da sua vontade e desejo fazer o que ele mesmo teria feito se ainda fosse vivo“, disse Joan Punyet Miró.

Miró sofreu muitas provações na sua vida. Conheceu a fome, o exílio durante a guerra civil espanhola, a Segunda Guerra Mundial, e conheceu a desolação dos campos de refugiados“, disse.

Exilado em Paris durante a Guerra Civil de Espanha, entre 1936 e 1939, Miró, simpatizante republicano, acompanhara de perto o destino dos refugiados espanhóis fugidos ao regime de Franco.

Ele sempre quis ajudar as pessoas desfavorecidas, os refugiados e os exilados. Se ainda fosse vivo, consideraria que o que hoje se passa na Síria poderia acontecer amanhã em Espanha“, disse ainda o neto do pintor.

Desde o início do conflito na Síria, em 2011, mais de 4,8 milhões de refugiados fugiram do país, contribuindo para a mais grave crise migratória desde a Segunda Guerra Mundial. E, segundo a ONU, há cerca de 60 milhões de pessoas refugiadas ou deslocadas em todo o mundo.

Miró, que morreu em 1983, aos 90 anos, tinha razões pessoais para estar grato à Cruz Vermelha: um médico da organização humanitária internacional salvara a perna da sua filha, mãe de Joan Punyet Miró, quando ela ficou gravemente ferida num acidente de viação, em 1965.

O meu avô fez uma tapeçaria para a Cruz Vermelha como agradecimento por ter salvado a filha, a sua única descendente“, disse Joan Punyet Miró.

Texto Lusa / CCA
Fotografia Andreu Dalmau / EPA

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

Vão ser todas leiloadas! Mais de duas dezenas de obras do pintor espanhol Joan Miró