Lançamento do livro ‘Lágrimas de Sal’ e exibição do documentário ‘Fogo no Mar’ no Espaço Nimas

13 MARÇO, 2017 -

Lágrimas de Sal, escrito pelo médico Pietro Bartolo e pela jornalista Lidia Tilotta, será apresentado no Espaço Nimas no dia 30 de Março, com a presença dos dois autores. O livro, um relato na primeira pessoa sobre a tragédia dos refugiados que chegam a Lampedusa, é editado pela Objectiva, do grupo editorial Penguin Random House. Na sessão, haverá um debate com os autores e com Rita Sacramento Monteiro, da Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR).

Após o debate, será exibido Fogo no Mar, vencedor do Urso de Ouro no Festival de Cinema de Berlim, em 2016, o documentário de Gianfranco Rosi retrata a crise de refugiados na Europa a partir da Ilha de Lampedusa, e conta com Pietro Bartolo como um dos principais intervenientes.

Pietro Bartolo é médico na ilha de Lampedusa há mais de três décadas. Nos últimos anos tem acolhido, ajudado e prestado assistência médica aos migrantes e refugiados, ouvindo também as suas histórias. Sempre na primeira linha de ajuda aos migrantes resgatados, Pietro Bartolo dá-nos neste livro o seu impressionante testemunho.

Lidia Tilotta é jornalista da RAI, Radio Televisão italiana. A partir de Lampedusa, contou muitas histórias sobre os migrantes que chegam à ilha ou que perderam a vida no mar. Em Palermo dirige «Mediterraneo», programa para o qual realizou diversas reportagens.

O bilhete para esta sessão é único e custa 5

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

Já imaginaram ficarem presos no mesmo dia, na mesma cidade? Ver as mesmas pessoas, a dizerem e a f

É já no dia 1 de Fevereiro, quarta-feira, que o Espaço Nimas r

Aproveitando o facto de as primeiras obras de Wim Wenders terem sido restauradas,

A programação Um Ano de Cinema(s) está de volta à Medeia Filmes