José Milhazes e João Domingos lançam livro de grandes autores do pensamento geopolítico e filosófico da Rússia

21 OUTUBRO, 2017 -

Numa altura em que se fala tanto na Revolução Russa e na Rússia actual de Putin, os autores, José Milhazes e João Domingos, propõem a leitura dos excertos mais importantes dos grandes autores do pensamento geopolítico e filosófico daquele país: Lenine, Bakunine, Tolstoi, Estaline, Soljenitsin e muitos outros.

Cada autor leva uma pequena biografia e retrato, um texto explicativo da importância da sua obra para a Rússia, e finalmente os textos que escreveu mais importantes.“Esta antologia necessária em língua portuguesa tem o mérito de nos ensinar a ver a Rússia com mais nitidez”, escreve Jaima Gama, no prefácio: “O que é a perspectiva dos que se enfrentaram com a Rússia num seu projecto de progressivo controle territorial está abundantemente testemunhado. O que é a súmula das posições russas sobre o seu próprio projecto encontra também abundantes elementos de prova, sejam eles de natureza militar, diplomática ou histórica. Alargar essa perspectiva às dimensões culturais, literárias e religiosas, numa antologia de síntese sobre o espírito e a ambição russas é o propósito desta colectânea crítica, e bem ilustrada, a que se abalançaram José Milhazes e João Domingues.

José Milhazes nasceu na Póvoa de Varzim, a 2 de Outubro de 1958, licenciou-se em História da Rússia, especializando-se no campo das Relações Russo-Portuguesas, na Universidade Estatal de Moscovo, em 1984, e doutorou-se na Universidade do Porto, em 2007.

João Domingues é licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa, pós-graduado em Estudos Europeus pela Universidade de Lisboa (ISEG) e Mestre em Relações Internacionais pela Universidade da Sorbonne (Paris 1). Prepara o Doutoramento em Direito e Segurança, pela Universidade Nova de Lisboa.

Fotografia de capa de artigo: Miguel Baltazar

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS