José Eduardo Agualusa é um dos finalistas do Man Booker Prize 2016

16 MAIO, 2016 -

José Eduardo Agualusa é um dos 6 finalistas do prémio literário internacional Man Booker Prize, autor de origem angolana está nomeado com a obra Teoria Geral do Esquecimento, um romance sobre o medo do outro, o absurdo do racismo, o amor e a redenção. Segundo a sua página do facebook, Agualusa já está em Londres para participar esta noite no jantar onde vai ser anunciado o vencedor.

Segundo a mesma fonte, o escritor angolano aposta na sua colega coreana Han Kang, com o romance The Vegetarian:
[Han Kang é] …A minha aposta para o The Man Booker International Prize, cujo vencedor será anunciado esta noite, em Londres. Um romance que a D. Quixote irá lançar ainda este ano em Portugal. Aos que estão a torcer pela “Teoria Geral do Esquecimento” o meu muito obrigado. Abraço a todos…

teoria-geral-do-esquecimento-450x681

Depois do moçambicano Mia Couto, em 2015, chega agora a vez de outro autor de língua portuguesa estar também nomeado para os Man Booker Prize. Se Agualusa vencer ganha um prémio monetário no valor de 50 mil libras (65 mil euros). No ano passado o vencedor foi o jamaicano Marlon James com o romance “Brief Story of Seven Killngs”.

Em 2014, pela primeira vez puderam concorrer ao Booker Prize autores de qualquer parte do mundo, desde que com livros escritos originalmente em inglês e publicados no Reino Unido. Antigamente só participavam escritores do Reino Unido, dos países da Comunidade Britânica, da Irlanda e do Zimbábue.

Semifinalistas do Man Booker Prize 2016:

Teoria Geral do Esquecimento, de José Eduardo Agualusa (Angola)
The Vegetarian, de Han Kang (Coreia do Sul)
THe Story of the Lost Child, de Elena Ferrante (Itália)
The Four, de Yan Lianke (China)
A Whole Life, de Robert Seethaler (Áustria)
A Strangeness in My Mind, de Orhan Pamuk (Turquia)

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS