Jimi Hendrix faleceu há 46 anos

17 SETEMBRO, 2016 -

Johnny Allen Hendrix nasceu a 27 de Novembro de 1942, em Seattle, no estado norte-americano de Washington, sendo que quatro anos mais tarde, os seus pais mudariam o seu nome para James Marshall Hendrix, em homenagem ao seu pai James Allen Ross Hendrix e ao seu irmão Leon Marshall. Aquando do nascimento de Hendrix, o seu pai encontrava-se em serviço militar e foi-lhe recusada a dispensa para assistir ao parto do pequeno Hendrix em 1942. Três anos mais tarde a família voltaria a reunir-se, todavia, Hendrix viria a crescer num ambiente de violência devido ao alcoolismo dos seus pais e a instabilidade financeira, levando a família a mudar-se frequentemente. Em 1951, os seus pais viriam a divorciar-se e Hendrix e Leon ficariam sob a custódia do pai.

Há relatos de que, em meados da década de 50, Hendrix tinha por hábito usar uma vassoura para imitar uma guitarra pelos corredores da Horace Mann Elementary School, em Seattle, hábito esse presenciado durante mais de um ano por uma assistente social que decidiu fazer um requerimento de fundos para crianças carenciadas, sublinhando que privar Hendrix do uso de uma guitarra real poderia mesmo ter impacto emocional. Apesar dos esforços, esta não foi bem-sucedida.

Contudo, no ano de 1957, enquanto auxiliava o seu pai num trabalho, Hendrix encontra um ukelele entre lixo que estavam a retirar da casa de uma senhora, tendo esta acabado por oferecer o velho ukelele a Hendrix. Apenas por ouvido e de forma autodidata, Hendrix começa a aprender a tocar ao ouvir músicas de Elvis Presley e tentando replicá-las no seu ukelele. Aos 15 anos, Hendrix adquiria a sua primeira guitarra com a qual praticaria durante várias horas por dia, ouvindo Muddy Waters e B.B. King, com os blues sempre com a grande influência de Hendrix. Sempre autodidata, aprenderia e aperfeiçoaria o seu som ouvindo outros artistas e observando outros guitarristas. Após ter adquirido a sua guitarra acústica, formou a sua primeira banda, The Velvetones, contudo Hendrix apercebeu-se que o som da sua guitarra era de certa forma abafado pelo som do grupo e, descontente com o resultado, pensa então em adquirir uma guitarra elétrica. No ano de 1959, o seu pai compra-lhe a sua primeira guitarra elétrica e Hendrix começa a dar pequenos concertos por Seattle com algumas bandas locais.

A 31 de Maio de 1961, Jimi Hendrix alista-se no exército. Durante o tempo em está a serviço militar, Hendrix envia uma carta ao seu pai pedindo-lhe para que este lhe envie a sua guitarra, pedido acatado pelo pai. Hendrix dedica-se então a tocar guitarra durante largas horas na base. Billy Cox, um colega de Hendrix na base onde estava alistado no estado de Kentucky, ao ouvir Hendrix tocar, pede um baixo emprestado e os dois formam uma dupla que fazia jam sessions nos clubes da base militar de Kentucky. No ano de 1962, Jimi Hendrix recebe uma dispensa honorável do exército e abandona o serviço militar.

Em 1963, depois da dispensa de Billy Cox do exército, Cox e Hendrix mudam-se para Clarksville, no estado de Tennessee e formam a banda King Kasuals (evocando o nome da dupla que haveram formado no exército e que denominavam «The Casuals»). Embora a banda tenha tido algum reconhecimento local, Jimi Hendrix sentia que necessitava de perseguir outros caminhos artísticos e em 1964 parte em busca de novas oportunidades.

Em 1966, Hendrix, já em Nova Iorque, viria a conhecer Linda Keith, a namorada de Keith Richards, membro dos Rolling Stones. Linda assistiria a uma performance de Hendrix com Curtis Knight and the Squires e o talento de Hendrix depressa lhe despertou a atenção, tendo apresentado de imediato Hendrix a Chas Chandler. Chandler levaria Hendrix para Londres em Setembro de 1966, onde este assinaria um contrato com Michael Jeffery. Chas Chandler começaria então a recrutar membros para aquela que viria a tornar-se a The Jimi Hendrix Experience. O sucesso da banda seria tal que entre o seu público encontrar-se-iam nomes como Eric Clapton, John Lennon, Paul McCartney, Pete Townshend, Brian Jones e Mick Jagger. O primeiro álbum da banda é lançado em Maio de 1967 denominado «Are You Experienced?». Apenas o álbum «Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band» dos Beatles superou o sucesso de vendas do primeiro álbum da banda.

No ano de 1967, Jimi Hendrix tocaria no Monterey Pop Festival. Tendo Brian Jones a apresentar a sua performance como «o melhor artista que já ouvi», Jimi Hendrix tomou o palco e ali demostrou um colossal talento, uma nova abordagem à música, um novo som e imagem dos blues. A performance terminaria com o icónico momento em que Jimi Hendrix incendeia a sua guitarra em palco, tornando-se este num dos momentos mais célebres da história da música.

Com o sucesso do concerto, The Jimi Hendrix Experience embarcavam assim numa série de concertos com nomes como Big Brother and the Holding Company, The Monkees and Jefferson Airplane.

Com The Experience lançaria mais dois álbuns, contudo o projeto viria a terminar, tendo Jimi Hendrix continuado a sua carreira a solo. No ano de 1969 foi cabeça de cartaz do épico festival Woodstock Music and Art Fair, que reuniu as bandas mais populares da altura e nomes como The Who, Jefferson Airplane e Janis Joplin.

Ao nível musical Hendrix cita as suas influências como Elvis Presley, B.B. King e Muddy Waters, contudo em termos de letras, a sua maior influência era Bob Dylan, cujos álbuns Hendrix ouvia repetidamente em busca de inspiração para as suas próprias criações.

Entre 1969 e 1970 Hendrix viria a lançar um álbum ao vivo, denominado «Band of Gypsys», onde se reunia com o seu antigo colega de exército Billy Cox.

Embora a sua carreira tenha tido apenas a duração de quatro anos, sendo abruptamente terminada pela sua morte aos 27 anos, Jimi Hendrix tornou-se num ícone da sua geração. Exímio na guitarra, e singular no seu som é, ainda hoje, o símbolo do renascer dos blues, por de entre aquelas chamas que emanavam da sua guitarra, numa metáfora do quão monumental é o talento de Jimi Hendrix, desafiador de quaisquer limites e eternamente essência da história da música.

Jimi Hendrix faleceu a 18 de Setembro de 1970, em Londres.

Texto: Joana de Sousa

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

Os The Black Wizards andavam ainda bem longe da vida quando Led Zeppelin

Ainda não chegámos a Dezembro e, muito embora este ano o Nobel da Literatura tenha sid

Uma das pérolas musicais de estreia da famosa colheita de 1967, veio também das cordas da guitarr