Jim Jarmusch, Emir Kusturica e o poeta Adonis vão estar no Lisbon & Estoril Film Festival

11 OUTUBRO, 2016 -

Os realizadores Jim Jarmusch e Emir Kusturica e o poeta Adonis estão entre mais de 60 convidados da 10.ª edição do Lisbon & Estoril Film Festival – LEFFEST, para 04 a 13 de Novembro, anunciou hoje a organização.

O certame dedicado ao cinema vai abrir com o filme “O herói de Hacksaw Ridge“, de Mel Gibson, avançou o director do LEFFEST, Paulo Branco, numa conferência de imprensa realizada no Centro Cultural de Belém (CCB), para apresentar a totalidade da programação, prevista para 11 espaços de Lisboa, Cascais e Estoril.

Paulo Branco destacou a presença, no festival, do poeta sírio Adonis, que virá lançar o livro “O Arco-íris Do Instante“, traduzido por Nuno Júdice, e o escritor espanhol Enrique Villa-Matas, que lançará “Marienbad Eléctrico“.

Além das retrospectivas e homenagens anteriormente anunciadas a Jean-Luc Godard e Jerzy Skolimowski, o LEFFEST apresentará também retrospectivas de Emir Kusturika, Teresa Villaverde – “mais do que merecida” – Pascal Bonitzer, Agustin Díaz Yanes e Daniel Rosenfeld.

O realizador franco-suíço Jean-Luc Godard, considerado o mestre da Nouvelle Vague, será homenageado com uma retrospectiva completa da sua obra – cerca de uma centena de filmes – e com um simpósio internacional.

Em paralelo à exibição cinematográfica – filmes em ante-estreia ou competição, retrospetivas e homenagens – o LEFFEST apresenta, como nas edições anteriores, iniciativas como exposições, conferências, leituras, apresentações de livros, e concertos.

leffest_sobre_o_festival_material_grafico_56b2412feb146

Texto de Lusa / CCA

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS