Já se conhecem os vencedores do Festival de Toronto

17 SETEMBRO, 2017 -

Como é apanágio do Festival de Toronto não há um júri oficial para a programação geral. E quem vota nos melhores é o próprio público. Os vencedores e filmes mais cotados do festival costumam estar na corrida aos Óscares norte-americanos.

Sendo assim, o 42º do Festival de Toronto (TIFF) chegou ao fim e há algumas surpresas: Three Billboards Outside Ebbing, Missour, realizado e escrito por Martin McDonagh, foi o preferido do público, seguido de I, Tonya, realizado por Craig Gillespie e Call Me By Your Name, realizado por Luca Guadagnino. Por fim, o documentário Faces Places, realizado por JR e Agnès Varda, e que conta com Jean-Luc Godard e Laurent Levesque, venceu na categoria de documentário.

Three Billboards Outside Ebbing, Missour, o divertido conto de humor negro dirigido por Martin McDonagh, ganha assim pontos na corrida aos Óscares. O filme conta a história de Mildred Hayes (Frances McDormand), que resolve alugar três outdoors perto da casa onde mora, na pequena cidade de Ebbing, como forma de pressionar a polícia a resolver o assassinato da sua filha.

O segundo lugar ficou para a cinebiografia da controversa patinadora norte-americana Tonya Harding, I, Tonya, protagonizada por Margot Robbie. O filme é realizado por Craig Gillespie, o mesmo que realizou Lars and the Real Girl, e escrito por Steven Rogers.

Já o terceiro lugar ficou para Call Me By Your Name. O filme poético de Luca Guadagnino narra a relação entre o jovem Elio (Timothée Chalamet) e Oliver (Armie Hammer), o assistente temporário do seu pai.

Por fim, a única mostra competitiva, com lista fechada e júri oficial, a “Platform”, que começou em 2015, concedeu o prémio de melhor filme a Sweet Country, de Warwick Thornton. Já o prémio internacional da crítica (FIPRESCI) foi para Ava, de Sadaf Foroughi.

Lista dos vencedores:

People’s Choice Award: Three Billboards Outside Ebbing, Missouri
People’s Choice Award Runner-Ups: I, Tonya e Call Me By Your Name
People’s Choice Documentary Award: Faces Places
People’s Choice Midnight Madness Award: Bodied
Toronto Platform Prize: Sweet Country
The FIPRESCI Prize for Special Presentations: The Motive
The FIPRESCI Prize for the Discovery Programme: Ava
Best Canadian Feature Film: Les Affamés
Best Canadian First Feature Film: Luk’Luk’I
Best Canadian Short Film: Pre-Drink
Best Short Film: The Burden

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

Duas curtas-metragens, de Joana Pimenta e Gabriel Abra