Invasão alienígena narrada por Orson Welles vai dar um filme

20 SETEMBRO, 2017 -

Quem é que não se lembra do filme de Steven SpielbergWar of the Worlds”, em 2005, com Tom Cruise e Dakota Fanning?

A invasão alienígena escrita em 1898 por H.G. Wells  foi várias vezes adaptada. Por exemplo, em 1953 o realizador Byron Haskin fez a transposição da obra literária para o grande ecrã e entre 1988 e 1990 foi feita uma série homónima por Greg Strangis.

No entanto, em 1938, na véspera do Dia das Bruxas, Orson Welles enganou o público norte-americano ao ler ‘War of the Worlds’ na rádio em formato de notícia. A população norte-americana ouviu então a leitura do cineasta e pensou que se encontrava em perigo e instalou-se o pânico entre os ouvintes. Mas o que poucas pessoas sabiam é que a notícia era falsa, na verdade estavam a ouvir a obra de ficção cientifica de H.G. Wells adaptada por Welles. O programa radiofónico fazia parte da antologia “The Mercury Theater on the Air“, protagonizada pela companhia de teatro do cineasta.

H.G. Wells

Agora, e segundo o Tracking-Board, esta falsa reportagem, narrada pelo então jovem e desconhecido Orson Welles, vai dar origem a um filme: “We Interrupt This Program”. Com então 23 anos, ainda sem realizar qualquer filme, e três anos antes do icónico “Citizen Kane“, Welles quis enganar o mundo e explorar os limites entre a verdade e a ficção, coisa que fez ao longo da sua carreira, e enraiveceu os média tradicionais e foi condenado por várias figuras públicas.

Por fim, ainda não há nenhum realizador associado ao projecto e nem se sabe como será a adaptação. A única informação disponível é a de que as filmagens devem começar já no próximo ano.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

Será sempre difícil para qualquer cineasta colocar em tela tudo o que a tragédia Macbeth, de Wil

Numa era em que Hollywood captava tudo que gerava lucro, afirmava-se um nome diferente. Com menos

Após a troca de argumentos entre Almodóvar e Will Smith sobre o grande ecrã vs serviços de stre

As obras são da autoria de Fernando Reza da Fro Design Company para a su