IndieLisboa 2016: ‘Desde Allá’

21 ABRIL, 2016 -

Começou ontem, dia 20 de Abril, mais uma edição do IndieLisboa, e nós começámos por ver Desde Allá, primeira longa-metragem do venezuelano Lorenzo Vigas, que conquistou no ano transacto o Leão de Ouro em Veneza. Num Grande Auditório da Culturgest bastante composto (à mesma hora realizava-se, no Cinema São Jorge, a sessão de abertura), seguimos a narrativa que liga as duas principais personagens, o técnico de próteses dentárias Armando, e o jovem Elder.

Armando, de meia-idade, surge-nos como um homem com uma grave incapacidade de ligação. Segue jovens rapazes pela cidade de Caracas e oferece-lhes dinheiro para que estes venham a sua casa. Aí, não lhes toca, pede que se dispam enquanto observa de longe. Essa falta de contacto é quebrada quando traz Elder para sua casa e este, chamando-lhe “paneleiro”, o agride e lhe rouba a carteira e o dinheiro.

É a partir deste incidente que se desenvolve, durante o resto do filme, a relação entre os dois homens. Se, por um lado temos Armando, que nos aparece sempre como alguém com contas a ajustar com o próprio pai (nunca ficamos a saber bem quais), que segue pela cidade de Caracas sem nunca se fazer notar, ao mesmo tempo temos Elder, armado em durão, com um pai na cadeia que, quando esteve presente, a única forma que teve de o apoiar foi dar-lhe pancada e levá-lo a pescar. Quando Elder é agredido pelos irmãos da sua namorada, Armando tenta assumir-se um pouco como o pai de Elder, cuidando dele e ignorando a violência com que este o trata.

Num estilo de filmagem muito marcado ao longo do filme, Lorenzo Vigas coloca o foco nas personagens, a câmara quase sempre desfocando o que as rodeia, o cenário às vezes não mais que um simples adereço neste drama que, às vezes caindo um pouco no cliché dos coming of age gay films, acaba, no entanto, com o escalar dos acontecimentos da parte final do filme, por adquirir um novo sentido e erguer uma nova luz sobre as personagens. Percebemos que, enquanto uma demonstração de agradecimento e amor pode levar a actos extremos, de certa forma, o sentido paternal acaba por obrigar a tomar decisões duras.

Desde Allá

Para quem quiser ver o filme tem oportunidade de o fazer ainda durante este IndieLisboa, dado que o mesmo ainda estará em exibição este sábado, dia 23, às 15h00 no Cinema São Jorge. Quanto a nós, convidamo-vos a seguir as reportagens nossas nos próximos dias, acerca desta 13ª edição do IndieLisboa que decorre até dia 1 de Maio.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS