‘Image et Parole’ marca o regresso de Jean-Luc Godard ao grande ecrã

28 DEZEMBRO, 2016 -

Jean-Luc Godard estará de regresso ao grande ecrã com “Image et Parole“, mesmo após ter projetado o final da sua carreira para 2011. O realizador francês, de 86 anos, assume este projeto como o sucessor de “Adieu au Langage” (2014) e já iniciou as rodagens do mesmo, prevendo-se a sua exibição para depois da próxima edição do Festival de Cannes. Fontes indicam também que essas rodagens têm tomado lugar no Médio Oriente, com o grande nome do cinema da Nouvelle Vague a procurar refletir sobre uma diversidade de temáticas numa mescla entre realidade e ficção.

Uma das entrevistas efetuadas por Godard durante este período de conceção revela mais alguns detalhes sobre aquilo em que o filme consiste. O franco-suíço funde assim a guerra, o sentido de viagem e a lei (explorando conceitos políticos trabalhados pelo filósofo iluminista Montesquieu) numa região condicionada pela pobreza mas onde existe petróleo. Essa evidência torna as gentes da região satisfeitas pela estabilidade que têm, sendo esta altamente perturbada pela vontade do seu governador de assumir também outros países vizinhos.

Desta feita, tratar-se-á de uma reflexão sobre a realidade da sociedade árabe contemporânea, realidade esta marcada por fortes convulsões e que merecerão um tratamento especializado pelo cineasta. Confirmado está assim o prolongamento da carreira produtiva de Jean-Luc Godard, tratando-se de um dos maiores e dos mais revolucionários nomes do cinema europeu e mundial.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

Em parceria com a academia digital Khan Academy, a Pixar deu origem à

Nos próximos dois meses vamos ter alguns filmes a tomar em conta e por isso mesmo decidimos fazer

Em maio, o Há Filmes na Baixa! celebra o seu quarto ano de atividade. O HFNB! sur

É um filme realizado pelo jovem Gilles Ribero, um estreante no mundo da realizaç