‘I Am Not Your Negro’: Documentário sobre relações raciais nos EUA estreia em Maio nos cinemas portugueses

6 JANEIRO, 2017 -

A Magnolia Pictures e a Amazon Studios divulgaram um poderoso trailer de ‘I Am Not Your Negro‘, documentário baseado no manuscrito inacabado do romancista, ensaísta, dramaturgo, poeta e crítico James Baldwin. O filme é realizado por Raoul Peck, o mesmo cineasta que está a preparar uma cinebiografia de Karl Marx (‘Le jeune Karl Marx‘).

I Am Not Your Negro‘ fez a sua estreia no Toronto Film Festival, em Setembro de 2016, e é um relato das vidas e sucessivos assassinatos de três amigos de BaldwinMedgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King. O escritor tinha então finalizado 30 páginas do seu manuscrito no momento da sua morte, em 1987.

Há dias em que tu te perguntas qual é o teu papel neste país e qual é o teu futuro nele“, “Não posso ser pessimista porque estou vivo.“, disse Baldwin a dada altura numa entrevista.

O filme é descrito pela Magnolia Pictures como “um exame radical, minuto a minuto, da raça na América, usando palavras originais e imenso material do arquivo de Baldwin“. Já o crítico Owen Gleiberman escreveu numa crítica para a Variety que o filme “leva-nos para uma viagem caleidoscópica pela vida e mente de James Baldwin, cuja voz fala ainda de forma mais poderosa hoje do que há 50 anos“.

Esta obra cinematográfica documental de Raoul Peck estreia a 11 de Maio nos cinemas portugueses.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

Eric Clapton terá direito ao seu primeiro documentário

Depois de ‘Salt and Fire’, ‘Lo and Behold, Reveries of the Connected World’ e ‘Queen of t

O documentário 'Eldorado XXI', da realizadora portuguesa Salomé Lamas, venceu o Grande Prémio da

Podes tirar uma foto comigo, mas ninguém a pode tirar por ti... tem de ser uma selfie

"Podes tirar uma foto comigo, mas ninguém a pode tirar por ti... tem de ser uma selfie