‘I Am Not Your Negro’: Documentário sobre relações raciais nos EUA estreia em Fevereiro

6 JANEIRO, 2017 -

A Magnolia Pictures e a Amazon Studios divulgaram um poderoso trailer de ‘I Am Not Your Negro‘, documentário baseado no manuscrito inacabado do romancista, ensaísta, dramaturgo, poeta e crítico James Baldwin. O filme é realizado por Raoul Peck, o mesmo cineasta que está a preparar uma cinebiografia de Karl Marx (‘Le jeune Karl Marx‘).

I Am Not Your Negro‘ fez a sua estreia no Toronto Film Festival, em Setembro de 2016, e é um relato das vidas e sucessivos assassinatos de três amigos de BaldwinMedgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King. O escritor tinha então finalizado 30 páginas do seu manuscrito no momento da sua morte, em 1987.

Há dias em que tu te perguntas qual é o teu papel neste país e qual é o teu futuro nele“, “Não posso ser pessimista porque estou vivo.“, disse Baldwin a dada altura numa entrevista.

O filme é descrito pela Magnolia Pictures como “um exame radical, minuto a minuto, da raça na América, usando palavras originais e imenso material do arquivo de Baldwin“. Já o crítico Owen Gleiberman escreveu numa crítica para a Variety que o filme “leva-nos para uma viagem caleidoscópica pela vida e mente de James Baldwin, cuja voz fala ainda de forma mais poderosa hoje do que há 50 anos“.

Esta obra cinematográfica documental de Raoul Peck estreia nos EUA a 3 de Fevereiro. Para Portugal ainda não há nenhuma data. Vê aqui o trailer do filme:

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

O documentário 'Eldorado XXI', da realizadora portuguesa Salomé Lamas, venceu o Grande Prémio da

No dia 24 de abril, às 21h30, no Castelo, a Câmara Municipal de Sines estreia o

O ex-líder cubano Fidel Castro foi uma das figuras mais controversas do contexto

O documentário Demain (ou em inglês Tomorrow) é realizado p