Húmus – Festival Literário de Guimarães acontece entre 8 e 12 de Março

2 MARÇO, 2017 -

Húmus – obra-prima de Raul Brandão e uma das mais importantes da literatura portuguesa do século XX – dá nome ao Festival Literário de Guimarães que decorrerá entre os dias 8 e 12 de março, assinalando os 150 anos do escritor Raul Brandão (1867-1930). Ainda que tenha nascido na Foz do Douro, numa família de pescadores, em 1896, o então alferes Brandão muda-se para Guimarães, local onde construiria a Casa do Alto e onde viria a redigir importantes obras.

A primeira edição do festival Húmus, que acontecerá em vários espaços da cidade, contará sobretudo com conversas com autores e músicos, leituras encenadas, passeios, concursos e lançamentos literários. A organização, que tem vindo a revelar gradualmente a sua agenda, divulgou a presença de Rita Redshoes, no dia 8 de março, às 21 horas, no Centro Cultural Vila Flor, que dará início ao Húmus – Festival Literário de Guimarães. Coincidindo com o Dia Internacional da Mulher, a artista dialogará sobre o processo de escrita e composição das músicas que constituem o seu acervo musical.

Ademais, como apontou Afonso Cruz, na TimeOut, a Câmara Municipal de Guimarães criou um site onde serão adicionadas algumas das obras de Raul Brandão, cedidas pela Fundação Martins Sarmento, e investigação sobre o autor, procurando por conseguinte a difusão de uma herança literária ainda não muito lida. Neste site, poderão ser encontrados links para o projeto Gutenberg, de onde será possível descarregar gratuitamente obras como Húmus (1917), Os Pobres (1906), As Memórias (1919-1925) e algumas peças de teatro de Raul Brandão.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS