‘Heartstone’ é o primeiro filme escolhido pela Scope 100

29 DEZEMBRO, 2016 -

Depois de no passado mês de Novembro ter lançado a iniciativa Scope 100 em Portugal, a Cinema BOLD, o mais recente projecto no panorama da distribuição de cinema em Portugal, tem agora o prazer de anunciar o vencedor desta primeira edição.

Os 100 cinéfilos portugueses que foram seleccionados para participar na iniciativa, tiveram a oportunidade de ver e avaliar 7 filmes europeus, sendo que no final, foi o filme Heartstone a ter recebido a sua preferência.

Heartstone  (Hjartasteinn)  trata-se da primeira longa-metragem do realizador islândes Guðmundur Arnar Guðmundsson, que já tinha dado nas vistas com as suas curtas-metragens reveladas em diversos festivais incluindo no Festival de Cinema de Cannes.

O filme teve direito a estreia mundial na prestigiada secção Venice Days do Festival de Cinema de Veneza, fazendo história ao tornar-se o primeiro filme islandês de sempre a integrar o certame, de onde saiu galardoado com o “Queer Lion”.

heartstone_02

Desde aí, este tem feito um percurso ímpar por alguns dos mais prestigiados festivais de cinema, tendo sido seleccionado para os Festivais de Cinema de Toronto, Sevilha ou Gent, e premiado em Varsóvia, Chicago, Marraquexe e no CPH PIX.

A Cinema BOLD planeia estrear o filme em Portugal em Março de 2017.

A Scope 100 é uma iniciativa de âmbito Europeu desenvolvida pela FESTIVAL SCOPE (França) e a GUTEK FILM (Polónia), em colaboração com as distribuidoras AEROFILMS (República Checa), STADTKINO (Áustria), IMAGINE (Bélgica), ARTHAUS (Noruega), CINEFIL CO (Hungria), FOLKETS BIO (Suécia), KINO PASAKA (Lituânia), POTEMKINE (França), e pela primeira vez em Portugal, a BOLD.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS