Hal Holbrook deixará de ser Mark Twain após 63 anos

18 SETEMBRO, 2017 -

Hoje com 92 anos, o ator Hal Holbrook confirmou que irá pendurar o blazer branco e reformar o seu lendário espetáculo de um homem só, Mark Twain Tonight! .

Mark Twain Tonight! é uma peça com apenas um ator, onde Hal Holbrook interpreta Mark Twain recitando dramaticamente uma gigante seleção da obra de Twain, com ênfase nos textos mais cómicos do autor americano. A primeira vez que esta peça subiu a palco foi em 1954, no Lock Haven State Teachers College, no estado pa Pennsylvania. A peça chegou a Broadway em 1966, e chegou a valer a Holbrook um Tony Award pela sua performance. O ator foi também nomeado para um Emmy, graças à transmissão televisiva da CBS da peça no ano de 1967.

A última vez que a peça foi a Broadway foi em 2006, mas agora, após circuitos em palcos menos mediáticos, Hal Holbrook culpa o cansaço das viagens recorrentes para reformar o papel que interpretou mais de 2 200 vezes.

Holbrook afirma com prazer que nunca fez o mesmo espetáculo duas vezes, e atribui esse feito à extensa coleção de contos, livros e textos do escritoe de Tom Sawyer ou Huckleberry Finn. Durante os seus 63 anos como Twain, o ator frequentemente fazia uma rotação de material para refletir os tempos modernos, tendo cerca de 18 horas de material com o qual brindar o público.

Mesmo sendo este o seu papel mais mediático, Holbrook é um ator versátil que percorreu a Broadway, bem como o mundo da televisão e do cinema (chegou mesmo a ser nomeado para um Óscar de Melhor Ator Secundário pela sua performance em Into the Wild, de Sean Penn). A sua fascinante carreira no mundo da televisão valeu-lhe cinco Emmys, nenhum deles por interpretar Mark Twain.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS