Há Filmes na Baixa! assinala 4º aniversário com sessões especiais de cinema e música

4 MAIO, 2017 -

Em maio, o Há Filmes na Baixa! celebra o seu quarto ano de atividade. O HFNB! surgiu em 2014 como forma de “provocar a cidade, apostando em sessões regulares de cinema na baixa do Porto“. Hoje o panorama é diferente (novas salas, mais espectadores), mas a iniciativa continua a fazer sentido, promovendo cinematografias ou filmes menos conhecidos e que, normalmente, não têm uma distribuição comercial.

Este quarto ano de atividade tem sido intenso: foi já ultrapassado o número de espectadores total de 2016 em apenas três ciclos, de janeiro a abril. Estes números mostram que o trabalho está a dar frutos e que os espectadores procuram as sessões do Há Filmes na Baixa! à procura de descobrir novos filmes.

Neste ciclo de aniversário, o Há Filmes na Baixa! propõe uma celebração com os espectadores e para isso programou-se dois meses com sessões especiais.

A abrir, já no próximo dia 6 de maio, será apresentado o cine-concerto de The Legendary Tigerman, Pedro Maia e Rita Lino, How to Become Nothing. É um espectáculo diferente, com música ao vivo, e que se centra numa experiência que os três artistas fizeram nos Estados Unidos. Serão duas sessões, uma às 19:00 e outra às 22:30, com um preço único de 10 Euros.

Ainda em maio, volta a fazer-se a apostar em sessões de estreia, com a apresentação de I am not Your Negro de Raoul Peck um documentário de grande sucesso, nomeado para o Óscar de Melhor Documentário, e que volta a olhar para as questões raciais nos EUA a partir de material de arquivo. Será exibido, todos os dias, às 22:00, de 18 a 24 de maio.

Logo a iniciar junho, temos a segunda sessão de estreia deste ciclo, David Lynch: The Art Life, de Rick Barnes, Jon Nguyen e Olivia Neergaard-Holm, que será exibido de 1 a 7 de junho, às 22:00. É um revelador documentário sobre a origem da criatividade lynchiana e uma excelente introdução para a estreia na nova temporada de Twin Peaks.

Finalmente, a 21 de junho, voltamos a associar-nos ao DocLisboa e à sua iniciativa 4.doc, para exibir Terceiro Andar, de Luciana Fina, que reconfigura as nossas perceções sobre Lisboa e a sua dimensão multicultural.

Em 2017, continuaremos a propor ciclos de cinema, ao ritmo mensal, proporcionando hipóteses de descoberta de cinematografias menos conhecidas ou de filmes que merecem uma nova visibilidade. Estes ciclos, que terão uma coerência temática, irão prolongar a atividade do Porto/Post/Doc, o festival que decorre no final de novembro.

Cinema Passos Manuel

6 de maio | 19:00 + 22:30
Cine-Concerto
How to Become Nothing, The Legendary Tigerman, Rita Lino e Pedro Maia
(Nota: este espetáculo tem bilhetes únicos de 10 Euros, que estão à venda em Ticketline)

18 a 24 de maio | 22:00
I am not Your Negro, Raoul Peck

1 a 7 de junho | 22:00
David Lynch: The Art Life, Rick Barnes, Jon Nguyen e Olivia Neergaard-Holm

21 de junho | 22:00
Terceiro Andar, Luciana Fina

Bilheteira HFNB!
A bilheteira abre, no local da sessão, uma hora antes da projeção. Aceitam-se reservas através do email: reservas@portopostdoc.com (estas reservas devem ser levantadas até meia hora antes do início da sessão). Preçário: Normal: 4 Euros; Estudantes, +65 e Tripass: 3 Euros; o cine-concerto tem bilhete único a 10 Euros. Podes também tornar-te associado do Porto/Post/Doc e usufruir de descontos.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

Cavalo Dinheiro estreia-se agora no circuito comercial em Espanha e é o fi

Prestes a entrar no Festival Internacional de Cinema de Cannes, Michael Ha

François Truffaut foi um ícone do Cinema, um grande cineast

A Comunidade de Cultura e Arte esteve presente na