Há 50 anos, o rock começou a mudar para nunca mais ser o mesmo

12 MAIO, 2017 -

Uma das pérolas musicais de estreia da famosa colheita de 1967, veio também das cordas da guitarra e do talento notável daquele que é, provavelmente, o melhor guitarrista de todos os tempos: Jimi Hendrix. Are You Experienced, nome do primeiro álbum de The Jimi Hendrix Experience, banda formada após a chegada de Jimi Hendrix a Londres em 1966, com o próprio Jimi Hendrix na guitarra, Noel Redding no baixo e Mitch Mitchell na bateria, dois músicos britânicos que conhecera entretanto, foi o primeiro grande trabalho que mostrava o talento notável do lendário guitarrista ao mundo. Depois da tentativa de formar uma banda nos arredores de Nova Iorque, intitulada por Jimmy James and the Blue Flames, Jimi Hendrix encontrara agora, no Reino Unido, um projecto que o permitiria lançar para a tão desejada fama dos anos 60 e, por conseguinte, ficar imortalizado na história do rock.

É necessário realçar que, apesar do grande mérito do sucesso ser da genialidade virtuosa de Hendrix, não é qualquer músico que tem a habilidade de acompanhar, através dos seus instrumentos, as melodias produzidas nas cordas da guitarra de um guitarrista tão poderoso. Jimi Hendrix encontrara os músicos certos e com o talento necessário para imortalizar as suas canções, elevando-o assim para patamares cada vez mais elevados. O álbum, lançado a 12 de Maio de 1967 no Reino Unido, e, só mais tarde, nos Estados Unidos, contém faixas que fazem parte não só do melhor produzido pelo lendário guitarrista mas também do melhor que alguma vez se produziu no Rock, ficando para sempre na história da música. Dado ao seu conteúdo sublime e atraente, Are You Experienced é um dos grandes exemplos do melhor do rock produzido na segunda metade da década de 60 do século XX, estando presente na famosa lista dos 200 melhores álbuns rock de sempre, a Definitive 200 Albums of Rock Hall of Fame.

O álbum está completamente marcado pelo melhor daquele que é um dos maiores ícones da guitarra, curiosamente canhoto, que desenvolveu um rock inspirado no blues mas com tendências psicadélicas, o que torna todo o trabalho de The Jimi Hendrix Experience em algo bastante independente e facilmente identificável, não só neste álbum como também nos restantes. Are You Experienced, é mais do que um simples álbum de rock que reflete as novas tendências que surgiram na segunda metade da década de 60, mas sim um hino ao rock que se mostrava cada vez mais vivo, intenso e maleável. Apesar do álbum apresentar figurativamente um início “nublado” com um nevoeiro púrpura, Purple Haze, seguido de uma depressão maníaca, Maniac Depression, só estas duas faixas eram o suficiente para comprovar o poder do rock de Jimi Hendrix e dos seus músicos que o acompanhavam incansavelmente. O talento de Jimi Hendrix, muito provavelmente também estimulado por substâncias que estavam moda (e que no fundo ainda estão), permitira que usufruísse do seu instrumento não só com as mãos mas também através de habilidades e de acrobacias incríveis, tocando a sua guitarra nas suas costas e até mesmo com os seus dentes. É aqui que emerge a história de um tal Joe que iria ter com a mulher que o traiu, acompanhado por uma arma na sua mão, e que serviria de inspiração a uma das mais emblemáticas canções de Jimi Hendrix, intitulada por Hey Joe. É nesta canção, terceira do álbum, que Jimi Hendrix exibe claramente o seu talento enquanto guitarrista mostrando toda a sua técnica e engenho que o colocou numa das mais belas páginas da história do rock.

Seguem-se canções como Love Or Confusion, May this Be Love, I don’t Live Today, The Wind Cries Mary, melodias que, apesar de serem menos ilustres, exibem a forte virtuosidade dos músicos da banda, não só pela guitarra de Hendrix mas também pelo baixo e pela bateria, evidenciando também os vestígios de rock psicadélico e blues que aquecem e deflagram como se de chamas se tratassem. As chamas, que marcaram um dos concertos de Jimi Hendrix pela sua inceneração a uma das suas guitarras, remetem para o ilustre Fire, uma das mais conhecidas melodias do currículo do guitarrista. Canção esta marcada pela repetição intensiva de Let me stand next to your fire no refrão e é umas das mais emblemáticas e características de The Jimi Hendrix Experience, foi várias vezes utilizada como canção de abertura nos concertos da banda. O álbum prossegue com Third Stone from The Sun, que se assemelha a um instrumental psicadélico, onde Hendrix exibe os seus truques como guitarrista e ainda de Foxy Lady (em algumas versões, Foxey Lady), uma das mais poderosas canções, que exibe acordes de guitarra característicos que também fazem parte, uma vez mais, do reportório essencial dos concertos de The Jimi Hendrix Experience.

O álbum termina com a questão que intitula o álbum: Are You Experienced?, melodia que torna a exibir parte do rock psicadélico já desenvolvido por Jimi Hendrix mas que se tornara num tendência noutras tantas bandas rock da época. Para primeiro álbum, o título é talvez uma justificação para a qual o talento se sobreponha muitas vezes à experiência e a carreira, apesar de curta, de Jimi Hendrix demonstra bem isso. O seu curto período de actividade serviu para mostrar que experiência muitas vezes não significa nada, e que o talento quando é de uma dimensão bastante considerável consegue sobrepor-se à experiência. Ainda com mais dois ábuns de estúdio, Axis: Bold as Love (Dezembro de 1967) e Electric Ladyland (1968), a banda que viria a acabar devido à morte trágica de Hendrix a 18 de Setembro de 1970, ficar-se-ia mesmo pelos três álbuns de estúdio, embora com uma série de álbuns póstumos e também com uma presença marcante no mítico festival de Woodstock em 1969.

Jimi Hendrix, que morrera asfixiado no seu próprio vómito, após uma ingestão abusiva de vinho misturada com drogas e em circunstâncias muito pouco esclarecedoras, entrava para o chamado “Clube dos 27” composto por estrelas da música que morriam prematuramente aos 27 anos, na sequência do consumo excessivo de drogas e de outras substâncias que as estrelas rock da época tinham uma tendência enorme em recorrer. Apesar do mundo apenas ter testemunhado o talento de Jimi Hendrix até ao seu desaparecimento precoce, o seu período de actividade foi mais que suficiente para o seu nome ficar na história, com os seus álbuns e melodias passarem de geração em geração sendo ainda hoje considerado por muitos o melhor guitarrista que alguma vez existiu. 50 anos depois de Are You Experienced, o rock produzido pela Fender Stratocaster que Jimi Hendrix tanto usava, continua activo e bem vivo como se tivesse sido ontem. Hoje, Jimi Hendrix é um símbolo do rock e da guitarra eléctrica, um ícone para sempre associado a uma geração de músicos cuja alma servirá sempre como inspiração no rock e na música em si. Em suma, o rock ficou bem mais experiente com o talento e com a genialidade da lenda Hendrix.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS