‘Good Time’: Um policial à maneira antiga

26 MAIO, 2017 -

Numa altura em que faltam já poucos filmes da seleção oficial para a Palma de Ouro, cresce a interrogação sobre os potenciais candidatos e o desejo de encontrar algum que nos possa encher as medidas. Algo que ainda não sucedeu. Isto apesar da bomba dos manos Benny e Josh Safdie com o título sugestivo e ilusório Good Time, ter deixado uma boa impressão, e ter ainda a particularidade de nos mostrar um Robert Pattinson alucinado e completamente fora do seu lugar seguro. Um policial à maneira antiga com um delirante design musical e estética vertiginosa para o presidente do júri Pedro Almodóvar e os seus pares digerirem devagar.

Bem-vindos às ruas de Nova Iorque, ao ambiente viscoso, às personagens sem eira nem beira de mais um filme de género dos Safdie que tem, pelo menos, o condão de oferecer a Robert Pattinson a possibilidade de dizer adeus ao seu look Twilight, numa verdadeira descida aos abismos da noite, naquela que é também a prestação capaz de mudar o rumo da sua história como ator. Pense-se em Taxi Driver, Pânico em Needle Park ou em Serpico, mas com uma batida que nos faz aumentar ainda mais a pulsação. Um pouco como se o ambiente estonteante de Gaspard Noé fosse atravessado por um filme de Abel Ferrara.

Após um original assalto a um banco que acaba por correr mal, os irmão Connie (Parttinson) e o instável e um pouco diminuído Nick (Benny Safdie) avançam numa vertiginosa trip nocturna carregada de adrenalina e personagens vistosas. Entre elas, uma Jennifer Jason Leigh em mais um papel garrido e, em particular, uma surpreendentemente cínica e sedutora jovem adolescente negra (Taliah Webster) vestida e rosa e com uma flor no cabelo.

Frenético e absorvente em doses iguais, ainda que algo disperso numa trama mais interessada em marcar o ritmo vibrante da noite policial. No final, teve palmas. Mas não serão de ouro.

Artigo escrito por Paulo Portugal, publicado no nosso parceiro Insider Film

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS