‘Glória’ em antestreia com presença do investigador Luís de Sousa (Passatempo)

4 JUNHO, 2017 -

O novo filme de Kristina Grozeva e Petar Valchanov (realizadores de “A Lição”) será exibido em antestreia a 5 de Junho, no cinema Medeia Monumental. A sessão, às 21h30, contará com uma conversa com Luís de Sousa, investigador do Instituto de Ciências Sociais (ICS – UL) e antigo presidente da TIAC, capítulo português da Transparency International.

Glória , filme realizado por Kristina Grozeva e Petar Valchanov, teve a sua estreia na Competição do último Festival de Locarno, e venceu nesse mesmo festival uma menção honrosa do Prémio Don Quixote, atribuído a novos realizadores. Desde então, o filme tem integrado a selecção oficial de uma série de festivais internacionais, onde se destacam o Festival Internacional de Gijón (Melhor Argumento, Prémio FIPRESCI, Grande Prémio Astúrias), Festival de Sofia (Melhor Filme Balcânico) e Festival Internacional de Vilnius (Melhor Realização).

Tendo como inspiração para o seu argumento uma notícia publicada na imprensa búlgara, sobre um homem que encontrou uma grande quantia de dinheiro numa linha de comboio e entregou-o à polícia, Glória é uma parábola social que explora temas como a corrupção, as diferenças entre classes socais e a divisão entre os meios urbanos e rurais na sociedade búlgara contemporânea.

Com um grande impacto mediático e críticas positivas por parte da imprensa mundial, Glória, terceira longa-metragem assinada em conjunto pela dupla de realizadores, tem sido apontado como o filme que confirma Kristina Grozeva e Petar Valchanov como as vozes mais importantes do novo cinema búlgaro.

Para ficares habilitado a um dos 10 bilhetes duplos do nosso passatempo tens de fazer o seguinte:

– Identificar um amigo na publicação da nossa página de Facebook
– Partilhar este artigo em modo público no teu Facebook, através da publicação da nossa página

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

O cinema Medeia Monumental irá receber dois programas inteiramente dedicados às