‘Futuro da educação em Portugal’ em debate na primeira ‘FNAC Shaper Talks’

18 ABRIL, 2017 -

As ‘FNAC Shaper Talks’, debates mensais promovidos pela parceria feita entre o Global Shapers Lisbon Hub e a FNAC, arrancam hoje, terça-feira 18 de abril, pelas 21h00 na FNAC Chiado. O “Futuro da Educação em Portugal” é o tema escolhido para a primeira discussão aberta ao público.

Cristina Fonseca, empreendedora tecnológica, Inês Santos Silva, formadora para o empreendedorismo, e Afonso Mendonça Reis, empreendedor social em educação e professor universitário, são os jovens Shapers que participarão na primeira conversa de um ciclo que promete uma perspetiva jovem e moderna sobre os principais problemas da atualidade e que terá José Manuel Fernandes, jornalista, colunista e publisher do Observador, como moderador.

Na era da ‘aceleração’, em que tecnologia, mercados e a própria natureza se transformam a um ritmo alucinante, a importância da educação e a complexidade dos seus desafios aumentam a cada dia. Onde começa e acaba a educação? Hoje, o que significa aprender? O que é ser aluno e quais os desafios que implica? Como interage a educação e a economia? Qual é o impacto da tecnologia na economia e educação? Estas e outras ideias vão estar em discussão na primeira ‘FNAC Shaper Talk’.

A educação é um tema muito importante e essencial para as novas gerações. Esta é uma excelente oportunidade para partilhar e debater ideias e de ter uma voz na participação da orientação das políticas nacionais”, afirmou Francisco Goiana da Silva, líder do Global Shapers Lisbon Hub.

A comunidade portuguesa dos Global Shapers, jovens talentosos portugueses com menos de 30 anos e das mais variadas áreas dedicados a contribuir para a solução de problemas atuais e futuros do país nas suas áreas de atuação, associou-se à FNAC para trazer ao espaço público um debate de ideias sobre diferentes temas essenciais para a sociedade portuguesa.

A parceria ganha forma através da realização de debates mensais, as ‘FNAC Shaper Talks’, que, durante um ano, vão abordar e discutir temas centrais para a construção do futuro do país: da Economia ao Desporto, da Saúde à Política, da Tecnologia à Cultura. As ‘FNAC Shaper Talks’ decorrerão nas terceiras terças-feiras de cada mês, na FNAC Chiado.

Cada debate será realizado sob a forma de uma mesa redonda moderada por figuras relevantes em cada uma das áreas abordadas, reforçando a ideia de que este é um debate dirigido ao público em geral, multigeracional e diversificado, sobre temas transversais à sociedade portuguesa.

A promoção desta geração de jovens que integram os Global Shapers, e as áreas que representam, articulam-se com a FNAC no seguimento do papel preponderante que a mesma tem assumido enquanto plataforma de divulgação de talentos em Portugal, bem como na democratização do acesso à cultura e na promoção de debates e temas relevantes.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

O Governo anunciou hoje que as 60 medidas previstas no âmbito da 'Indústria 4.0 - Economia Digita

Quase quatro milhões de crianças que se viram obrigadas a abandonar as suas c

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, afirmou hoje, na Moita, que

Na filosofia, o pragmatista. Na psicologia, o funcional. Na sua união, a proposta de um novo model