‘Fogo no Mar’, de Gianfranco Rosi, estreia nos cinemas portugueses

12 OUTUBRO, 2016 -

O novo filme de Gianfranco Rosi estreia amanhã, sendo a primeira sessão às 14h45, no Espaço Nimas, em Lisboa. Haverá também uma sessão especial, às 21h30, que irá contar com a presença do agente da Polícia Marítima Pascoal Rocha para falar sobre a missão “Poseidon Sea“, que resgatou em segurança milhares de refugiados.

Fuocoammare, ou em português Fogo no Mar, é um documentário que captura a vida da ilha italiana de Lampedusa. Na costa sul da Itália, o local tornou-se a linha de frente na crise de imigração na Europa. A zona virou manchete mundial nos últimos anos por ser o primeiro porto de escala para centenas de milhares de imigrantes da África e do Oriente Médio que tentam fazer uma nova vida no continente europeu.

Sinopse
Samuele tem 12 anos e vive numa ilha do mar Mediterrâneo. Como muitos rapazes da sua idade, vai à escola e passa o tempo livre pela ilha a brincar com a sua fisga. À volta de Samuele existe mar e existem homens, mulheres e crianças que tentam atravessá-lo a partir de África em pequenos barcos sem as mínimas condições. A ilha onde Samuele vive é Lampedusa, uma fronteira simbólica da Europa, à qual tentam chegar milhares de migrantes que procuram liberdade e esperança. Os habitantes de Lampedusa testemunham diariamente uma das maiores tragédias humanitárias dos nossos tempos, apesar de estes dois mundos praticamente não se encontrarem.

Prémios:
Festival de Berlim: Urso de Ouro, Prémio do Júri Ecuménico, Prémio da Amnistia Internacional, Prémio do jornal Berliner Morgenpost.

80fefb3ebab20dd3f3074475b8db429c

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

A programação Um Ano de Cinema(s) está de volta à Medeia Filmes

Entre 15 de Fevereiro e 19 de Julho, o ESPAÇO NIMAS (Lisboa) será o lugar privil

Já imaginaram ficarem presos no mesmo dia, na mesma cidade? Ver as mesmas pessoas, a dizerem e a f

É já no dia 1 de Fevereiro, quarta-feira, que o Espaço Nimas r