Festival de cinema de Locarno começa hoje e tem filmes portugueses

3 AGOSTO, 2016 -

O Festival de Cinema de Locarno começa hoje, na Suíça, e terá seis filmes portugueses em competição, entre os quais as longas-metragens ‘O Ornitólogo‘, de João Pedro Rodrigues, e ‘Correspondências‘, de Rita Azevedo Gomes.

A competição de curtas-metragens contará com a animação ‘Estilhaços‘, de José Miguel Ribeiro, ‘Setembro‘, de Leonor Noivo, ‘À noite fazem-se amigos‘, de Rita Barbosa, e ‘Um campo de aviação‘, filme experimental de Joana Pimenta.

A presença portuguesa em Locarno faz-se com outros filmes fora de competição: ‘Longe‘, de José Oliveira, ‘A brief history of princess X‘, de Gabriel Abrantes, ‘O corcunda‘, que este rodou com Ben Rivers, e ‘O cinema de Manoel de Oliveira e eu‘, de João Botelho.

Na corrida ao Leopardo de Ouro estará ‘Jeunesse‘, do realizador francês Julien Samani, que tem co-produção portuguesa, tendo sido rodado em Portugal com técnicos e actores portugueses.

Da programação de Locarno, que termina no dia 13, fazem ainda parte ‘Comboio de sal e açúcar‘, do moçambicano Licínio de Azevedo, numa co-produção com Portugal, e ‘Rio Corgo‘, uma produção luso-suíça, de Maya Kosa e Sérgio da Costa.

Texto de Lusa

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

Numa era em que Hollywood captava tudo que gerava lucro, afirmava-se um nome diferente. Com menos

Imagem Maximum, a tecnologia conhecida mundialmente por IMAX, vai ser possível de se ter por casa.

A competição nacional do 24.º festival internacional de Curtas de Vila do Co

Nos próximos dois meses, Julho e Agosto, vamos ter alguns filmes a tomar em conta e por isso mesmo