Festival ‘Cinema Vadio’, em Leiria, exibe filmes ao ar livre no Verão

30 JUNHO, 2016 -

O festival Cinema Vadio começa no dia 02 de julho em Leiria e oferece filmes ao ar livre e outras atividades culturais nas noites de sábado, durante um mês, assumindo-se como “uma sala de cinema aberta a todos“.

Num dos jardins da cidade, o Jardim da Vala Real, junto ao rio Lis, o público é convidado a levar mantas e a assistir no relvado a uma seleção eclética de filmes: desde o último ‘Mad Max’ a filmes de animação para o público mais novo.

A organização aposta na relação entre o cinema, restante programação e o cenário natural para cativar espetadores.

O espaço e enquadramento em que decorre o Cinema Vadio são absolutamente fenomenais, pelo que estamos muito entusiasmados e confiantes na recetividade do público“, explica à agência Lusa Nuno Granja, da associação ecO, que organiza o festival em associação com o Teatro José Lúcio da Silva.

Depois de uma edição experimental em 2015, “Cinema Vadio” regressa com um programa que se prolonga no tempo e se diversifica, incluindo conversas, oficinas, atividades para crianças e sessões de ‘djing‘ ao lusco-fusco.

A reação dos espetadores foi fantástica no ano passado e os sorrisos são o primeiro indicador de uma iniciativa bem conseguida“, sublinha o organizador.

Para Nuno Granja, “o paradigma da relação do grande público com o cinema sofreu uma radical mudança nos últimos anos’, bem como ‘a abordagem das pessoas relativamente aos espaços urbanos e aos conceitos de socialização”. Por isso, o conceito de cinema ao ar livre tem crescido em Portugal.

Eventualmente proporcionará aos espetadores a oportunidade de vivenciarem a experiência do filme de forma mais genuína e mais próxima do original, em que os cidadãos se reúnem em assembleia para partilharem uma experiência tecnológica mas também emocional, sem grandes filtros e de forma mais autêntica“.

Acima de tudo“, frisa Nuno Granja, “espera-se que o público se identifique com a iniciativa e usufrua do envolvimento desta sala de cinema que se criou para Leiria“.

Cinema Vadio” começa no dia 02 de julho com ‘Mad Max: Estrada da fúria‘. Dia 09 de julho, é exibido ‘Um santo vizinho‘ e dia 16 ‘A ovelha Choné‘ e ‘Persépolis‘.

O festival termina em Leiria no dia 30 de julho, com ‘Bestas do sul selvagem‘, chegando uma extensão em agosto à única praia do concelho, a Praia do Pedrógão, onde ‘Gaiola Dourada’ é exibido dia 20.

CinemaVadio2016_Cavalete_v2N_lr

Texto Lusa

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS