FBI quer confiscar todos os bens e direitos do filme ‘The Wolf of Wall Street’

22 JULHO, 2016 -

Depois de uma investigação aprofundada por parte do FBI, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos decidiu avançar com uma acção judicial contra os produtores de The Wolf of Wall Street. O filme foi realizado pelo cineasta Martin Scorsese e protagonizado por Leonardo DiCaprio, que interpreta o papel de um ex-corretor da bolsa Jordan Belfort, um homem de negócios que enriqueceu às custas da corrupção.

Segundo a Agence France-Presse, Leslie Caldwell, procurador adjunto que trabalha no caso, quer que os direitos e bens arrecadados pelo filme sejam apreendidos por causa da lavagem de dinheiro no financiamento da longa-metragem.

A Red Granite Pictures, produtora até então desconhecida, financiou a produção da longa-metragem, com um orçamento de 100 milhões de dólares. Os investigadores do caso acreditam que o dinheiro veio da Malásia, desviado de um fundo estatal oficialmente destinado a estimular o crescimento económico do país asiático, o 1Malaysia Development Berhad (1MDB). Segundo consta os projectos financiados pelo 1MDB tem de ter os seus lucros revertidos em políticas públicas na Malásia.

Na denúncia entregue contra a Red Granite Pictures, o Departamento de Justiça norte-americano tens intenções de apreender pelo menos 1 bilião de dólares em bens da produtora. Além disso, o órgão afirma que a Red Granite Pictures usou mais de 3,5 biliões de dólares de dinheiro público malaio para fazer o filme e financiar o estilo de vida luxuoso de Riza Aziz, um dos produtores do filme, que gastou boa parte da fortuna em dívidas milionárias com casinos de Las Vegas, jóias e no aluguer de jatos privativos.
A denúncia diz ainda que parte desse dinheiro foi gasto num passeio de luxo em Julho de 2012 e que teve “um dos actores principais de The Wolf of Wall Street“.

O 1MDB foi fundado por Najib Razak, actual Primeiro Ministro da Malásia sobre quem pesam denúncias de corrupção. A Red Granite Pictures tem Riza Aziz, enteado de Razak, como co-fundador e presidente. No entanto, a A Red Granite Pictures nega todas as acusações.

The-Wolf-of-Wall-Street-DI

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o ator

"The Wolf of Wall Street", dirigido por Mart

Martin Scorsese ainda não parou desde que iniciou a sua carreira nas lides da realização

Leonardo DiCaprio está de volta e desta vez para além de entrar no filme como f