‘Fala-me de Cultura’ com presença de João Canijo: ‘A necessidade de imersão na realidade’

19 ABRIL, 2017 -

“A necessidade de imersão na realidade” será o tema da próxima sessão do Ciclo de Aulas Abertas Fala-me de Cultura, que contará com a presença de João Canijo.

João Canijo, um dos mais reconhecidos cineastas portugueses em atividade, é o convidado da próxima aula aberta do ciclo Fala-me de Cultura. Esta sessão terá lugar na sexta-feira, dia 21 de abril, às 13h, no Anfiteatro da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE-IPS). A necessidade de imersão na realidade refere-se ao modo contemporâneo de criação cinematográfica de Canijo que discutirá nesta sessão as suas práticas e entendimentos sobre o cinema. A Aula Aberta acontece em vésperas da estreia do seu novo filme, “Fátima”, que servirá de ilustração para os conceitos apontados.

João Canijo frequentou o curso de História da Faculdade de Letras do Porto, entre 1978 e 1980. No seu último ano de faculdade descobriu, porém, que a sua paixão era o cinema. Estreou-se como realizador em 1984 com uma curta-metragem e realizou a sua primeira longa quatro anos depois. É realizador de múltiplos filmes para cinema, vencedores de vários prémios, de entre os quais se destacam alguns dos mais recentes como Sangue do meu Sangue (2011) e É o Amor (2012).

Fala-me de Cultura é um projeto realizado pelo 2º ano da licenciatura de Comunicação Social, que vai na sua 2ª edição. O projeto retende trazer à Escola Superior de Educação uma diversidade de conceitos e proporcionar o debate sobre a temática que dá nome à unidade curricular de Indústrias Culturais. Ao longo de seis semanas, diversos agentes e criadores culturais estarão presentes neste ciclo de aulas abertas, com o intuito de partilhar a sua experiência profissional, apresentar e debater várias temáticas da produção cultural. As aulas decorrem às sextas-feiras, no anfiteatro da ESE-IPS, entre as 13 e as 16:30h, sendo gratuitas e sem necessidade de inscrição prévia.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS