Estes são os museus mais visitados do mundo

19 MAIO, 2016 -

Quais são os museus que mais atraem as pessoas um pouco por todo o mundo? O The Art Newspaper dá-te essa resposta todos os anos. Sendo assim, foi divulga a lista dos 10 museus mais visitados do planeta.  De acordo com as estatísticas que cada instituição forneceu ao Newspaper, o Louvre é o museu com mais visitas em 2015. Cerca de 8,6 milhões de pessoas pisaram o solo do museu.
O mítico museu alberga obras de artistas de renome, tendo uma enorme colecção de arte. Destacam-se obras de Leonardo Da Vinci, como a Mona Lisa ou a “Vénus de Milo“.

É de ter em conta que nem mesmo os ataques terroristas de Novembro, na capital francesa, retiraram a instituição do pódio. No entanto, teve menos 600 000 pessoas do que em 2014.

Em segundo lugar está o British Museum, em Londres, que tem entrada gratuita. A instituição manteve-se no segundo lugar e aumentou o número de visitantes. Cerca de 6,8 milhões só em 2015. Ou seja, um aumento de 100 000 pessoas em relação a 2014.
O museu foi inaugurado em 1753 e foi o primeiro grande museu público e gratuito do mundo. Podem encontrar-se lá algumas peças como a “Pedra de Roseta“, do Antigo Egipto, ou os mármores do Partenon, que foram levados de Atenas para Londres em 1806.

img0

Já a National Gallery, em Londres, teve imensas greves em 2015, o que levou ao seu encerramento parcial que resultou numa queda do número de visitantes. Passou de terceiro lugar para quinto, dando lugar ao Metropolitan Museum de Nova Iorque, que atraiu 6,5 milhões de pessoas. Tornando-se assim no museu com mais visitas nos EUA.

NY-NYC-Metropolitan

A instituição mais popular da Ásia é o National Palace Museum, de Taipei, que registou 5,2 milhões de visitantes, sendo que a maioria das pessoas é do próprio país.
O museu de Taiwan tem uma colecção permanente de mais de 700 mil peças de arte e engloba mais de 10 mil anos de história da China, desde o Neolítico até ao fim da Dinastia Qing.

taipei-national-palace-musem-outside.jpg__1072x0_q85_upscale

Enquanto isso, a Tate Modern de Londres sofreu uma grande queda nos números. Teve apenas 4,7 milhões de visitantes, quase menos 1 milhão de pessoas. Isto face a 2014.

Neste museu pode encontrar-se obras de artistas como Picasso, Matisse, Braque ou Chagall. A entrada é gratuita.

FloresemNottingHill_Tate6

top-10-museum-attendance-2015-e1459439229576

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

Michelangelo foi um dos mais incríveis artistas e um génio do Renascentismo, céleb

António Soares dos Reis foi um dos principais rostos das belas artes portuguesas. O seu pa