Este vídeo dá-nos a conhecer o que há de melhor em cinematografia

11 MAIO, 2016 -

A composição visual é uma parte muito importante de qualquer arte, as suas regras têm grande influência sobre nós, quer nos apercebamos disso ou não. A arte visual, e não só, são composições e para compreendê-las é necessário conhecer os elementos que estruturam a sua linguagem e os princípios que regem a combinação desses mesmos elementos. Os pontos, as linhas, as texturas, as cores, as formas, as figuras ou os espaços, entre outras coisas, definem a estrutura de qualquer linguagem. Podemos também organizar esses mesmos elementos segundo alguns princípios: movimento, ritmo, proporção, harmonia, equilíbrio, ênfase, padrão ou variedade.

Esta é a teoria e há quem quebre grande parte das regras, ou quem se torne excêntrico em torno delas. Por exemplo, a cinematografia do mexicano Emmanuel Lubezki é um bom exemplo disso mesmo. Actualmente a fotografia de Lubezki é uma das mais espectaculares do cinema, tendo estado inclusive nomeado 8 vezes para o Óscar de Melhor Cinematografia. De todas estas nomeações o mexicano conseguiu levar 3 vezes a estatueta dourada para casa, com os filmes GravityBirdman e The Revenant.

No entanto, existem outros directores de fotografia importantes no cinema. O vídeo que a Fandor divulgou na sua conta do vimeo comprava isso mesmo. São cerca de 12 minutos do melhor que se faz e fez em cinematografia no grande ecrã. Vê o vídeo:

 

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

Os cinemas portugueses registaram mais espectadores e receitas de bilheteira, no primeiro semestre

O filme

Em maio, o Há Filmes na Baixa! celebra o seu quarto ano de atividade. O HFNB! sur

Após um ano que contou com uma nomeação ao Óscar de Melhor Atriz no filme "