Escultor Rui Chafes apresenta o filme ‘Durante o Fim’ no Museu Calouste Gulbenkian

24 MAIO, 2017 -

O filme “Durante o Fim”, de João Trabulo, sobre o universo artístico do escultor Rui Chafes, vai ser lançado em DVD, numa exibição do filme marcada na sexta-feira (26 de Maio), às 18 horas, no Museu Calouste Gulbenkian – Coleçcão Moderna – Sala Polivalente. A sessão contará com a presença do realizador e do artista, e tem entrada livre.

“Durante o Fim” é uma viagem ao universo artístico, interior e secreto, do escultor Rui Chafes. No atelier, território de eleição do artista, percebe-se como tudo acontece: do barulho das máquinas ao silêncio que envolve a concepção e idealização de cada escultura, surgem sons, imagens e vozes de outros tempos. Acompanha-se ainda a concepção de todas as suas esculturas, e daí viaja-se até à Alemanha, onde as obras de Tilmann Riemenschneider, Heirich von Kleist e Andrjei Tarkowski revelam as fontes de inspiração do escultor.

“Durante o Fim” mostra uma obra “com uma intensa postura ética” e “grande espiritualidade“, em falta hoje em dia, nalgumas áreas da sociedade, revelou à Lusa o realizador do filme João Trabulo.

O DVD do filme foi apresentado em Paris na semana passada, no âmbito do Festival Lusoscopie, que contou com a programação de vários artistas portugueses, incluindo Rui Chafes. Chega na sexta-feira às lojas portuguesas.

Capa do DVD

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS