‘Erro Extremo’, novo livro de crónicas de Miguel Tamen

11 FEVEREIRO, 2017 -

Miguel Tamen, professor universitário e director do Programa em Teoria da Literatura na Universidade de Lisboa, coligiu as crónicas que escreve, semanalmente, para o jornal digital Observador, num livro chamado Erro Extremo.

Este autor escreve tanto sobre temas prosaicos, como temas que, canonicamente, designamos por serem temas profundos ou elevados. Contudo, tanto num caso, como no outro, todos eles passam pelo crivo do seu olhar analítico.
Ler Miguel Tamen é como resolver um quebra-cabeças, não porque seja essa a intenção do autor, mas porque a forma como trata os assuntos é da ordem do nanométrico: todos os passos que dá são curtos e meticulosos, respeitando uma lógica prévia.

Miguel Tamen é, assim, um autor que deixa a sua marca muito peculiar, não propriamente pelos recursos estilísticos a que classicamente estamos habituados, mas pela profundidade do seu pensamento, colocando-o num grupo muito restrito dos melhores cronistas portugueses.
Em anexo, o vídeo da apresentação do seu livro, feita de forma brilhante pelo Professor António M. Feijó, no qual aborda de forma sistemática e exaustiva esta excelente obra:

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS