EN2, a maior estrada histórica da Europa, vai ser a Route 66 portuguesa

5 JULHO, 2016 -

Viajar pela Route 66 é um sonho de muitos de nós. A famosa estrada imortalizada pelos filmes de Hollywood leva-nos para outro mundo onde os cowboys e o estilo de vida western ganham vida. Portugal aposta no turismo e traz para o nosso país a rota norte-americana. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve na ontem, 4 Julho, no concelho de Vila Real, em Santa Marta de Penaguião para apadrinhar um novo projeto: transformar a EN2 numa rota turística que liga Portugal de uma ponta à outra.

Este projeto andava há mais de um ano nas nossas cabeças. Houve um conjunto de municípios que pegaram nesta ideia. E neste momento é Santa Marta de Penaguião que lidera o processo” revela Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal de Faro, de acordo com o Semanário Regional do Algarve Barlavento.

As paisagens, a cozinha e as tradições são as atrações da Route 66 portuguesa. Marcelo Rebelo de Sousa percorreu alguns quilómetros que ligam Chaves e Faro. “É uma oportunidade única de unir o país”, completa o Presidente da República, segundo o Expresso.

Ainda em fase de planeamento, tem como objetivo desenvolver as zonas do interior. Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé mostra-se empolgado com a iniciativa. “Trabalhar sobre uma rodovia que atravessa um país inteiro, acho que é um projeto diferente que pode trazer, para a esfera do turismo, municípios que têm os problemas do interior e alguma falta de atividade económica. A EN2 é um recurso à mão. Loulé estará disponível para dar um contributo”, afirma Vitor Aleixo, segundo o Semanário Regional do Algarve Barlavento.

Com origens desde os tempos romanos, a EN2 é considerada a maior estrada histórica da Europa com 783,5 quilómetros, 4 serras e 11 rios.

Texto Liliana Pedro

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS