Em Setembro há um novo festival em Viana do Castelo

25 AGOSTO, 2016 -

Garantir animação em pleno centro histórico de Viana do Castelo, a pensar nos turistas que visitam a cidade em época baixa é o objetivo da primeira edição do festival “Viana bate Forte”, dias 16 e 17 de setembro.

Cada vez mais notamos que os meses de setembro e outubro são muito interessantes do ponto de vista turístico, porque as pessoas, cada vez mais, têm necessidade de alterar os seus períodos de férias. Este festival vem dar resposta a essa procura“, afirmou hoje a vereadora da Cultura da Câmara de Viana do Castelo, Maria José Guerreiro.

A responsável, que falava em conferência de imprensa n a Praça da República, que será um dos palcos do festival, adiantou que se trata de um certame “gratuito e com propostas musicais muito variadas, para um público eclético“.

Temos propostas musicais que vão desde o fado até ao pop rock e hip-hop com nomes bastante interessantes de que destacaria Carminho, Capicua, Marta Ren, Samuel Úria, Virgem Suta, Filho da Mãe, e EL Puto Coke, isto na perspetiva de termos não só artistas nacionais como da Galiza“, afirmou.

O “Viana bate Forte”, que vai decorrer nos dias 16 e 17 de setembro, entre as 20:00 e as 03:00, em três espaços do centro histórico da cidade, a Praça da República, a Porta Mexia Galvão e a Praça da Erva.

Achámos que o centro histórico de Viana precisava de ser mexido a este nível, de uma forma forte, com bons nomes e nomes consagrados. Achámos que fazia sentido fazer este festival fora do período em que ocorre a maioria dos festivais de música em Portugal“, frisou.

Promovido pela Câmara de Viana do Castelo, com apoio dos fundos comunitários do Portugal 2020, o festival vai apresentar nomes como DJ Ride, Overule, Uxía, Salto, LST Lisboa String Trio, Nothing Places, Beatriz, Budda Power Blues, Nuno Prata, Peixe e Coletivo 258.

Além da primeira edição do “Viana bate Forte”, a autarquia vai ainda promover em setembro a iniciativa “Largo da Música – Festival 4 x 4”, que levará a música a diversos largos e praças da cidade. A entrada é livre e os concertos têm com início às 22:30.

Já de 29 de agosto a 03 de setembro vai decorrer o Festival de Folclore Internacional – Alto Minho, com a participação de grupos de Espanha, Turquia, Bulgária, Sri Lanka, Quénia e Geórgia.

No Centro Cultural da cidade, no dia 24 de setembro, atua a banda The Gift e no teatro municipal Sá de Miranda haverá jazz com Flying High… At The Heart Of It – Quintet Jazz Sandro Norton e um espetáculo intitulado My Way Big Casino.

Na dança, o programa inclui o espetáculo “Antes que matem os Elefantes”, pela Companhia Olga Roriz, a 23 de setembro, às 21:30.

As propostas preparadas pela autarquia incluem ainda a iniciativa Viagem Literária, a 24 de setembro. Manuel Jorge Marmelo e Richard Zimler são os convidados.

image

Texto de Lusa

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS