Em Janeiro a RTP2 dedica Ciclo de Cinema à dor

3 JANEIRO, 2017 -

Neste mês inaugural do ano de 2017, a RTP2 apresenta um Ciclo de Cinema cuja temática se vincula à dor. Desta feita, serão quatro sextas-feiras com sessões dramáticas e com uma densidade emocional especial.

Assim, e logo no dia 6, será Amour (2012), do austríaco Michael Haneke, a ser transmitido pelas 22h55. Jean-Louis Trintignant e Emmanuelle Riva figuram como os protagonistas deste trama duro sobre o amor, a velhice e a relação entre estes dois conceitos. Já no dia 13, Miele (2013), da italiana Valeria Golino, terá espaço de antena no segundo canal da grelha nacional às 23h. Este, com o protagonismo de Jasmine Trinca, reproduz a necessidade de uma mulher de ajudar o próximo a amenizar o seu sofrimento, em especial doentes em fase terminal. No dia 20, e sob a orientação do espanhol Alejandro Amenábar, é Mar adentro (2004) o trabalho a ser exibido em antena pública pelas 23h. O ator Javier Bardem protagoniza esta narrativa baseada em factos verídicos, estes que reportam à vida de Ramon Sampedro. Este indivíduo, tetraplégico desde os 25 anos, lutou durante três décadas pela legalização da eutanásia e pelo seu direito à vida. Por fim, e no dia 27, será Mia Madre (2015) a ser exibido à mesma hora dos seus antecessores. Da realização do italiano Nanni Moretti, o trabalho retrata a crise existencial pela qual uma mulher passa após a morte da sua mãe e o longo período de dor que este facto desencadeia.

O restante filme que compõe o ciclo será anunciado futuramente e este artigo será atualizado. No entanto, apresentam-se os trailers dos trabalhos que foram já programados para as sextas-feiras deste mês.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS