‘Eldorado XXI’, filme de Salomé Lamas – Passatempo

8 FEVEREIRO, 2017 -

Eldorado XXI, realizado por Salomé Lamas, é uma assombrosa e misteriosa parcela da realidade etnográfica. A comunidade instalada em maior altitude no mundo, La Rinconada y Cerro Lunar ( 5500m ), nos Andes peruanos; uma ilusão leva os homens à auto-destruição, movidos pelos mesmos interesses, usando as mesmas ferramentas e meios na contemporaneidade que nos tempos antigos.

Eldorado XXI é uma tentativa de para-ficção combinando uma aproximação etnográfica-sensorial com praticas de critical media.

Cerca de 80 000 pessoas vivem em habitações sobrelotadas sem condições mínimas para agricultura de subsistência; alimentam a esperança de um dia ter os meios de se instalar noutro sítio. Existem histórias suficientes de fortunas feitas pela sorte para manter vivas a esperança e a febre. Por precaução, os mineiros mascam grandes quantidades de folhas de coca. Carregam essas folhas nos bolsos, diariamente, para enganar a fome e prevenir a exaustão. Se sobreviverem para regressar ao trabalho no dia seguinte é comum celebrarem com álcool e nos bordéis locais. Rapidamente este se torna um sistema de autodestruição cuja única motivação é tornar suportável a dureza do quotidiano.

A Comunidade Cultura e Arte, em parceria com O Som e a Fúria, tem 5 convites duplos para sortear para a sessão de Sábado, dia 11 de Fevereiro, às 21h30, que irá contar com a presença da realizadora Salomé Lamas. A sessão decorre nos seguinte cinema:

Lisboa – Cinema Ideal

Os vencedores serão escolhidos de forma aleatória sendo que o passatempo termina esta quinta-feira, dia 9 de Fevereiro, às 18h30. Para ficares habilitado ao nosso passatempo para um dos convites duplos deverás fazer o seguinte:

  • Citar um dos teus amigos nos comentários ao nosso post do Facebook;
  • Partilhar o nosso post do Facebook de forma pública (importante, sob pena de ficar inelegível para o passatempo).

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

O documentário 'Eldorado XXI', da realizadora portuguesa Salomé Lamas, venceu o Grande Prémio da