É o maior palácio do mundo, tem mil quartos, e é onde mora o presidente turco Erdogan

16 JULHO, 2016 -

Quanto maior, melhor, parece ser o lema do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan: o último exemplo é o novo palácio presidencial em Ancara, inaugurado em 2014. É um gigantesco complexo de edifícios com mil quartos.

O novo palácio foi baptizado com o nome “Ak Saray” (Palácio Branco), numa alusão ao nome do partido (AK Parti), mas também à Casa Branca em Washington, cuja tradução é “palácio” em turco. O edifício foi inaugurado em Outubro de 2014, durante a cerimónia formal do Dia da República.

O novo palácio substituiu o Palácio Presidencial de Çankaya, que serviu de residência para os presidentes turcos desde a fundação do Estado em 1923, após ter sido escolhido pessoalmente pelo ‘Pai da Nação‘, Mustafa Kemal Atatürk em 1921.

Com 300 mil metros quadrados, três blocos de edifícios, o novo palácio não só ultrapassa em tamanho as residências oficiais dos chefes de Estados da França, Grã-Bretanha, Rússia e dos Estados Unidos, mas também a do sultão de Brunei, registado no Livro de Recordes do Guinness como o de maior dimensão do mundo.

Uma obsessão

Desde que o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP) chegou ao poder em 2002, que teve uma obsessão: ter algo grande não é suficiente. Eles precisam de alguma coisa maior“, disse à agência espanhola Efe o analista político Tarik Sengul, em 2014.

A nova residência de Erdogan é também cinco vezes maior do que o Palácio Dolmabahçe, em Istambul, a deslumbrante residência dos sultões otomanos.

Além dos quatro minaretes e de uma mesquita, o complexo inclui um ‘bunker’ antinuclear que permitirá realizar todas “as operações do Governo“, além de um gabinete presidencial e de escritórios blindados e à prova de espionagem, onde se pode apenas entrar após se verificarem as impressões digitais ou da retina.

O palácio teve um custo estimado entre 300 a 500 milhões de euros .Embora o interior do palácio tenha uma decoração ao estilo otomano, a parte exterior transmitie a mensagem de que Ancara “é uma capital selêucida“, nas palavras de Erdogan, embora esta tribo turca, que conquistou Anatólia desde 1021, nunca tenha governado na região.

Maior aeroporto do mundo

Na mesma altura, em 2014, Erdogan anunciou a construção do maior aeroporto do mundo em Istambul (que está ainda a ser planeado), além de outros mega projectos, que têm merecido críticas negativas.

O palácio situa-se numa área de bosques na periferia da cidade, a qual foi considerada por Atatürk como um terreno agrícola experimental e que actualmente se tornou num dos “pulmões verdes” da cidade. Milhares de árvores foram arrancadas durante a edificação do “AK Saray” e depois da denúncia de ecologistas, engenheiros e arquitectos, os tribunais decidiram em Março, de 2014, suspender a sua construção. No entanto, Erdogan fez eco público do seu desprezo em relação à sentença: “Não foi feito nada de ilegal. Se têm força suficiente derrubem-no. Mas não poderão interrompê-lo, não poderão parar a construção. Eu inaugurá-lo-ei, entrarei e residirei nele“, prometeu. E, aí está ele:

Texto de Lusa / CCA

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS